Labubus: os bonecos que estão a conquistar o mundo (e a causar caos no Reino Unido)
Com um sorriso inconfundível, os labubus passaram de personagens de livros infantis a bonecos colecionáveis que estão a gerar uma febre global — com confrontos entre clientes no Reino Unido para conseguir os últimos exemplares.
Corpo do artigo
São os monstros mais famosos das redes sociais: os labubus já conquistaram milhares de fãs, incluindo celebridades como Rihanna e Dua Lipa, que foram vistas com estas figuras penduradas nas carteiras — uma das formas mais populares de os exibir no Mundo da moda.
Criados em 2015 pelo artista Kasing Lung, nascido em Hong Kong e atualmente a viver na Bélgica, os labubus distinguem-se pelo seu sorriso característico e surgiram originalmente como personagens de livros infantis, como "A história de Puca". Mais tarde, passaram a ser produzidos pela gigante chinesa Pop Mart, uma empresa especializada em objetos colecionáveis.
Em 2019, quando ganharam popularidade na Ásia, os labubus sofreram uma reformulação no design para adotarem feições mais simpáticas, tendo em conta que se tratam de pequenos monstros adoravéis.
Voltaram a estar na moda este ano e chegam embalados numa caixa, onde não se sabe ao certo qual a cor ou versão que vai sair. Esse fator surpresa é um dos elementos que mais tem cativado os fãs.
Suspensão de vendas no Reino Unido
Os labubus já renderam 2,3 milhões de dólares (dois milhões de euros) à Pop Mart e, nos EUA, podem chegar a custar até 300 dólares (263 euros) por unidade.
A procura pelos bonecos no Reino Unido tornou-se descontrolada, com relatos de clientes envolvidos em confrontos físicos para garantir os últimos exemplares nas prateleiras antes de esgotarem. "Estava a tornar-se ridículo estar numa situação em que as pessoas lutavam e gritavam, e nós sentíamo-nos assustados", contou Victoria Calver, fã dos Labubus, em declarações à BBC, sobre um episódio na loja de Stratford, em Londres.
Para "prevenir possíveis problemas de segurança", a Pop Mart suspendeu as vendas dos labubus nas suas 16 lojas do Reino Unido até junho.