"Faz-nos felizes": Fãs de Labubu correm para as lojas com lançamento de nova versão dos bonecos
Uma dúzia de bonecos peludos presos a uma corrente de metal balançava no pescoço do fã do Labubu Maki Li, enquanto ele posava orgulhosamente para fotografias em frente a uma loja que vendia os brinquedos no centro de Pequim esta sexta-feira.
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Fabricados pela empresa chinesa de brinquedos Pop Mart, os Labubu conquistaram o mundo, enfeitando as carteiras de celebridades como Rihanna e Dua Lipa. Na quinta-feira à noite, foi lançada uma versão nova, um Labubu do tamanho da palma da mão.
Os mini-monstros estavam à venda online por cerca de 11 dólares (cerca de 9,43 euros) cada e esgotaram quase imediatamente. Maki Li foi um dos sortudos que conseguiu comprar uma caixa com 14 unidades.
"Estou super feliz agora", admitiu o homem de 32 anos à AFP esta sexta-feira, depois de recolher e desembalar os bonecos num centro comercial da Pop Mart. "Vou pendurá-los em todos os lugares possíveis".Foto: Jade Gao / AFP
Os Labubus, que causaram alvoroço em lojas por todo o Mundo, são lançados em quantidades limitadas. São normalmente vendidos em "caixas cegas", o que significa que os compradores não sabem exatamente que modelo vão receber.
Fora da loja movimentada, Li Jianuo sorria enquanto filmava os seus dois filhos a abrir as caixas. À AFP, conta que gastou mais de 1000 yuans (quase 120 euros) em vários Labubus novos como presente de regresso às aulas para os filhos, ambos fãs dos bonecos.
"É tão giro!", exclamou a sua filha de 12 anos quando viu as orelhas brancas a espreitar da caixa.
"Queria realizar os desejos dos meus filhos. Eles gostam muito", disse Li à AFP, acrescentando que não os venderia mesmo que os seus filhos perdessem o interesse. "Quando crescerem, poderão recordar como nos esforçámos para os conseguir. Acho importante preservar essa memória", explica.
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Os Labubus chegaram até mesmo a ser mencionados nos discursos de funcionários do Partido Comunista.
No mês passado, o ministro do Comércio, Wang Wentao, usou os bonecos sorridentes como exemplo de "novas formas de consumo... (e) novas tendências" capazes de ajudar a impulsionar a economia chinesa, que continua em baixa.Foto: Jade Gao / AFP
Zhang Jiaru, que comprou uma caixa dos bonecos em miniatura, bem como a nova versão maior, disse à AFP que estava disposta a gastar dinheiro com os Labubus porque gostava do seu aspeto "feio-bonito".
"Trata-se de pagar pelos seus próprios interesses, certo? Faz-nos felizes", indica a jovem de 27 anos.
"As pessoas já não têm dinheiro para comprar artigos caros - não podem comprar Balenciaga, por isso compram Pop Mart", disse Maki Li, referindo-se à marca de moda de luxo.
Li acrescenta ainda que usar os seus Labubus recém-adquiridos era "terapêutico". Os bonecos "podem fazer-nos companhia durante muito tempo", conclui.Foto: Jade Gao / AFP