Menos de um em cada dez turistas portugueses não leva os produtos de higiene dos hotéis

Estudo revela preferências e hábitos dos portugueses quando estão em viagem de lazer
Foto: Fábio Poço/ Arquivo
Gostam de visitar supermercados locais, lojas de roupa e restaurantes "fast food". Estes são os três itens da lista que os portugueses mais visitam quando estão de férias. Só depois chegam os museus e outros pontos turísticos, indica estudo. Maioria usa os produtos de higiene dos hotéis durante a estadia e só uma minoria os deixa lá por sentir que está a roubar.
Um inquérito recente levado cabo em países como Alemanha, Espanha, EUA, França, Itália e Reino Unido, com mil entrevistados adultos em Portugal, traça o perfil do turista lusitano nos últimos cinco anos quando está de férias.
De acordo com a análise da empresa independente OnePoll para a plataforma eDreams, avançada em comunicado, a "maioria dos portugueses gosta de conhecer supermercados locais (61%), lojas de roupa (47%) e restaurantes de fast food (42%)". A mesma nota da plataforma de viagens eDreams enviada às redações indica que os "museus considerados menos clássicos (27%) e até locais associados ao chamado turismo mais obscuro, como cemitérios (17%)" integra a lista de preferências, com Portugal a destacar-se na procura de refeições rápidas face à restante amostra mundial.
Quanto ao uso dos produtos de higiene habitualmente fornecidos nos hotéis, menos de um em cada dez inquiridos diz não levar para casa essas embalagens, geralmente de uso individual. "A grande maioria dos portugueses utiliza os produtos durante a estadia (58%). No entanto, muitos levam-nos para casa por considerarem que pagaram por eles (17%) ou por pensarem que serão deitados fora pelo hotel (15%). Só mesmo uma minoria (7%) opta por deixar ficar os produtos por acreditar que levá-los seria roubar - uma percentagem bastante mais baixa do que a média global (12%) do estudo", refere o comunicado. Os mais novos, dos 18 aos 24 anos, nem sempre utilizam estas comodidades, mas são os que "mais frequentemente os levam para casa por entenderem que fazem parte do que pagaram (26%)". Por oposição, os turistas com 65 ou mais anos são os que mais utilizam os produtos durante a estadia, mais de sete em cada dez (74%).
Relaxar primeiro, madrugar depois
Entre os hábitos de turismo, o estudo revela que quase um terço (30%) relaxa primeiro quando chega ao hotel e antes de dar início formal as férias. Seguem-se lhe os que "inspecionam o quarto (29%), os que desfazem a mala na totalidade assim que chegam (17%) e os que fotografam o quarto antes de mexer em alguma coisa (11%)".
Quanto à forma como gerem os dias de férias, os portugueses estão entre os mais madrugadores de todos os turistas inquiridos. Mais de seis em cada dez (63%) "acorda cedo para ir explorar o destino" e apenas uma minoria (15%) aproveita para descansar e dormir até mais tarde. " Isto é, por exemplo, bem diferente do que foi registado pelos viajantes alemães, em que quase metade destes (48%) prefere dormir até tarde nas férias, o valor mais alto registado entre todos os países deste estudo". Globalmente, lê-se no comunicado, "Portugal surge como o terceiro país com maior percentagem de viajantes que acordam cedo para explorar o destino, atrás de Espanha (67%) e Itália (65%)".

