‘Mommy Makeover’ cresce em Portugal. Saiba riscos e custos da cirurgia pós-maternidade
Mais comum entre mulheres entre os 30 e os 45 anos, a cirurgia plástica - que junta três numa só e que repara, de uma só vez, abdómen, lipoaspiração e mama após a maternidade - está a ser alvo de “um aumento constante em Portugal”. Conheça a razão da busca deste corpo perfeito e que pode custar mais de dez mil euros
Corpo do artigo
Não uma, não duas, mas três cirurgias estéticas combinadas que prometem repor o corpo da mulher no pós-maternidade. O Mommy Makeover tem conquistado adeptas no mundo e também está a recolher cada vez mais fãs em território nacional. A procura por essas intervenções estéticas - que somam abdominoplastia, lipoaspiração e cirurgia mamária - "tem vindo a aumentar significativamente em Portugal, acompanhando uma tendência global", revela o cirurgião plástico e co-fundador da MS Medical Institutes. Jesús Olivas Menayo acrescenta que, "embora os dados estatísticos específicos sobre Portugal ainda sejam limitados, cirurgiões plásticos e clínicas privadas têm reportado um aumento constante na procura, sobretudo nos últimos cinco a dez anos”.
O médico adianta que esta intervenção, que carece de meses de recuperação e pode custar entre cinco e 12 mil euros está a ser procurada, de forma mais comum, “por mulheres entre os 30 e os 45 anos, normalmente após terem completado a fase de maternidade. Muitas procuram recuperar não só a forma física anterior à gravidez, mas também o bem-estar e a autoestima, num momento em que finalmente voltam a colocar-se em primeiro plano”, considera.
Sabendo-se que as “alterações no pós parto são uma realidade que afeta milhões de mulheres em todo o mundo e vão muito além de gordura localizada, flacidez ou alterações no peito”, Menayo mutações no corpo feminino como “alterações de pele, com 50 a 90% das mulheres a ficarem com estrias e cerca de 50% com melasma, distenção dos músculos abdominais, com aproximadamente 60% a desenvolverem diástase, alterações genitais e no pavimento pélvico, com 50% a registarem sintomas de incontinência urinária, e praticamente 100% com alterações no peito e contorno corporal”.
Em conversa por escrito, o médico especialista revela procedimentos, riscos e desafios:
Esta obrigação de estar 'impecável' depois do parto não cria pressão adicional sobre as mulheres?
Infelizmente, essa pressão faz com que exista um estigma enorme sobre as mulheres que querem voltar a ter o corpo que tinham antes da gravidez. E existe o preconceito que é uma vontade apenas estética, quando se trata de uma necessidade para que as mulheres possam recuperar o seu bem-estar físico e emocional. E se a evidência científica demonstra que existem tratamentos que podem ajudar as mulheres a recuperarem o seu bem-estar físico e emocional porque não recorrer estes procedimentos? Defendo que deve haver liberdade de escolha, sem julgamentos sociais, mas deve ser uma escolha consciente, segura, informada e multidisciplinar, com recurso a outros especialistas desde ginecologistas, nutricionistas, psicólogos, dermatologistas, enfermeiros e fisioterapeutas para assegurar que cada mulher recebe um tratamento personalizado. Cada mulher é única e as suas necessidades no pós-parto devem ser abordadas com sensibilidade e conhecimento.
Quais os riscos de uma intervenção tão ampla no corpo, sobretudo após nove meses de gestação e alterações corporais?
É essencial realçar que o corpo de uma mulher sofreu mudanças profundas durante a gravidez e o parto, e o período pós-parto é de recuperação física e emocional. Uma abordagem empática deve considerar o tempo necessário para a mulher se sentir preparada, informada e emocionalmente segura antes de se submeter a qualquer intervenção.
O Mommy Makeover é uma cirurgia combinada e, como qualquer procedimento cirúrgico, comporta riscos, que incluem complicações anestésicas, infeções, hematomas ou seromas, mau posicionamento de cicatrizes, alterações na sensibilidade (principalmente mamária ou abdominal e risco acrescido de trombose venosa profunda, especialmente quando múltiplos procedimentos são feitos em simultâneo.
Há recomendações caso a mulher queira engravidar após um Mommy Makeover? Quais?
Sim. A recomendação geral é que o Mommy Makeover seja realizado apenas quando a mulher já não planeia ter mais filhos. Isso porque uma nova gravidez pode comprometer os resultados obtidos, especialmente ao nível da parede abdominal e dos seios, pode ser necessária uma nova cirurgia corretiva após uma nova gravidez.
A intervenção não compromete a capacidade de engravidar, mas pode afetar, por exemplo, a possibilidade de amamentação, dependendo do tipo de cirurgia mamária realizada. Se houver a intenção de engravidar novamente, é melhor adiar o procedimento até esse plano estar concluído.
Surgiu recentemente um relato de morte na América latina devido a uma cirurgia combinada destas. Quais os riscos possíveis?
Tal como qualquer cirurgia, mesmo um joelho, existem riscos associados, e, neste caso, sendo várias em simultâneo, os riscos são maiores. Mas são maiores porque são cirurgias feitas em simultâneo. Contudo, a minha recomendação enquanto especialista é que cada paciente obtenha o máximo de informação possível, procure um especialista de confiança e que lhe apresente todos os prós e contras de forma clara e inequívoca. Tal como costumo dizer, se um profissional só tiver casos de sucesso, é porque algo está mal.
Quem pode e quem não pode fazer?
Cada caso é um caso, e antes de se avançar com qualquer cirurgia, é fundamental arranjar um médico de confiança e com credenciais, é obrigatório fazer todos os exames preliminares de avaliação e definir uma estratégia que vá ao encontro das necessidades e expectativas. Depois, para que as cirurgias sejam bem sucedidas é necessário que as regras sejam cumpridas e que se respeite o tempo de recuperação. Muitas vezes, as complicações surgem quando não existe a preparação adequada ou não se respeitam as regras.
Qual o tempo médio de espera? E tempo de recuperação?
Tempo médio de espera para a cirurgia pode variar entre os quatro e os seis meses após o parto, mas também dependerá da duração da fase de amamentação. O tempo de recuperação pode levar entre quatro a seis semanas para retomar a maior parte das atividades, embora a recuperação total possa levar até três meses.
Quais os custos?
Os custos variam muito. Em Portugal, os valores médios podem variar entre os cinco e os 12 mil euros, sendo que apenas uma cirurgia (por exemplo, a abdominoplastia) pode começar a a partir dos cinco mil euro. Um ‘Mommy Makeover’ completo - abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia - pode ultrapassar os dez mil euros.