Não há estação do ano, nem guarda-roupa sem calças de ganga, só os modelos podem variar entre si. Neste outono e inverno os jeans em forma de barril estão ainda mais bojudos, as propostas chegam com apliques e deixamos, desde já, um aviso para o futuro: prepare-se para as cinturas mesmo muito subidas em 2026
Corpo do artigo
Universais e versáteis, os jeans são a escolha perfeita para qualquer estação e, mais importante ainda, para qualquer transição meteorológica menos esperada, como a súbita subida de temperaturas marcada para esta semana. Por isso, veja algumas das tendências que estão já em marcha em matéria de calças de ganga e abrace-as, começando a dar as boas-vindas às tendências para o outono e próximo inverno.
Apesar de as skinny jeans terem ameaçado regressar, não parece que seja para já, pelo que pode reservar por mais uns tempos as que tem guardadas. Nesta nova temporada há cortes a direito, mas também existem escolhas as mais largas e bojudas. Há uma aposta na tonalidade mais navy e indigo ou com apliques e uma promessa: comece a preparar-se para as cinturas mesmo muito subidas.
Corte direito e simples: Ajustadas na cintura e na anca, este modelo cai depois a direito pela perna abaixo. Os modelos disponíveis apresentam-se ora com cintura descida, ora mais subida, mesmo no ponto.
Largo de cintura baixa: Ligeiramente mais largas, este estilo baggy aposta sobretudo na conciliação co cinturas mais descidas, mas sem exageros. Perfeita para conciliar com tops mais curtos ou um cinto vistoso.
Cós alto: começam a surgir os primeiros modelos, mas ainda de forma tímida, antecipando o que será uma tendência nas próximas temporadas. As cinturas subidas vêm conferir elegância, altura e mesmo muito classe quando conjugadas com camiseiros, blazers curtos e saltos altos.
Formato barril reinterpretado: Quase três anos depois de terem feito uma entrada tímida nas tendências de moda, os chamados barrel jeans nunca foram tão populares como agora. Neste outono e inverno, as propostas querem-se com volumes mais subtis e menos em forma de ferradura.
Índigo domina: Para a próxima temporada, a lavagem predominante dos jeans será preferencialmente mais escura, ou seja, do navy para um azul ainda mais forte a fazer lembrar o arroxeado. Marcas de luxo como a Louis Vuitton e Lemaire deixaram bem claro por que 'linhas se cosiam' agora as calças de ganga. Opções que vão brilhar com peças como o couro e a camurça, tão em voga nesta fase.
Apliques: As tachas prosseguem a sua fase áurea quando aplicadas em calças de ganga, mas - avisamos - vão começar a dar lugar a outro tipo de embelezamentos como bordados, rendas, cristais ou padrões. Valentino e Simone Rocha anteciparam já algumas destas opções nas passerelles.