Solidariedade Feminina. Salma Hayek revela como Penelope Cruz a ajudou em Hollywood
A atriz mexicana Salma Hayek conta que a sua entrada na indústria do cinema norte-americano foi feita com apoio e solidariedade de outras atrizes latinas que já lá estavam. E deu um nome: Penélope Cruz
Corpo do artigo
“A solidariedade feminina tem sido a minha força, a minha inspiração e o meu espaço seguro”. A atriz Salma Hayek, de 58 anos, recorda que a sua entrada na indústria de Hollywood foi feita com a ajuda de outras mulheres que, tal como ela, eram imigrantes. “Sem esta rede, não sei se teria tido a mesma resiliência. Acho que os amigos são o alimento da alma, aprendem com a coragem uns dos outros”, declarou em entrevista à revista feminina italiana Io Donna.
De entre as pessoas que mais lhe estenderam as mãos estão a atriz Penélope Cruz, com 51 anos. “Nos anos noventa não havia papéis para latinos, tive de lutar por todas as oportunidades. É verdade, felizmente pude contar com uma comunidade de mulheres extraordinárias ao meu lado. Penélope Cruz, a própria Angelina… Éramos refúgio e força umas das outras”, recorda agora.
Se, no início, Hayek foi ajudada, agora tenta o mesmo com a produtora independente que criou, a Ventanarosa, nascida em 1999 e por via da qual nasceu uma das séries televisivas de maior sucesso recente, a Ugly Betty.
Com mais de 25 anos de trabalho feito em campo, a Salma Hayek revela que, “apesar do progresso, ainda há muito a fazer”. “É por isso que continuo a produzir histórias para o público latino, Argentina, México. Quero criar espaços para outros artistas, levar trabalho para países latino-americanos”, descreve.
Para lá da luta pela inclusão, Hayek quer trabalhar a independência financeira das mulheres. “Sim, é fortalecedora, muda a maneira como os homens se relacionam connosco [as mulheres]. Estar com alguém porque ama essa pessoa e não porque precisa dele para lhe dar força. Contribuir para a sociedade através do trabalho dá dignidade e torna as mulheres mais conscientes do seu valor”, considera a atriz em entrevista à referida publicação.