Leça do Balio prepara a fase final da Divisão de Honra com a missão de subir ao topo da A. F. Porto, pela primeira vez.
Corpo do artigo
A temporada 2022/23 tem sido de sonho para o Desportivo de Leça do Balio, que se prepara para disputar a fase de apuramento de campeão, da Divisão de Honra, na procura de atingir o mais alto patamar da A. F. Porto, pela primeira vez na história do clube. Elevar o nível da formação é outra das missões do emblema matosinhense.
O clube, presidido por Arnaldo Tasca, acabou a Série 1 em primeiro lugar e está a viver a melhor fase desde que o dirigente chegou a Leça do Balio, em 2012. O sucesso está a ter repercussões imediatas. "No início ninguém queria jogar aqui. Andávamos nas divisões inferiores e não havia capacidade de construir plantéis para subir. Atualmente temos a caixa de e-mail cheia de mensagens de jogadores a pedir para vir cá treinar", conta o líder baliense.
No percurso até atingir a fase de apuramento de campeão, o Leça do Balio somou 10 vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Nuno Gonçalves é o treinador principal e agora só pensa em apresentar a equipa na melhor forma para quando se iniciar a fase decisiva, a 11 de fevereiro. "Temos um plantel equilibrado e que trabalha com profissionalismo, por isso, acredito na nossa competência para atingirmos o objetivo. Até podemos falhar, mas vamos morrer em campo a tentar", garante o técnico.
Este sucesso não se fica pelos seniores, pois a formação também vive dias melhores. A missão é conseguir formar equipas vencedoras, de maneira a tornar o Leça do Balio uma referência entre os mais novos e "formar jogadores capazes de chegar à equipa principal". "Começámos por ter pouco mais de uma centena de atletas e agora já aumentámos esse número para os 260. Temos duas equipas em quase todos os escalões e também apostámos no futebol feminino. Queremos dotar a nossa formação de capacidade para lutar por títulos", assume Arnaldo Tasca.
Embora o presidente acredite que o clube está no caminho certo, ainda há coisas que podem ser limadas. Com apenas um campo para albergar todos os atletas do clube matosinhense, o dirigente acredita que era fundamental ter "mais espaço" para melhorar a "qualidade de treino", uma vez que o Complexo Desportivo de Leça do Balio está a ficar pequeno para suportar as ambições do clube.
A FIGURA
Nuno Costa, médio (30 anos)
Embora só tenha três anos de clube, o médio já é capitão e mantém a ambição de chegar "o mais longe possível".
BILHETE DE IDENTIDADE
Desportivo de Leça do Balio
Fundação: 20-08-1964
Local de jogos: Complexo Desportivo de Leça do Balio
Sócios: 250
Palmarés: 1.ª Divisão A. F. Porto, em 2015/16