23.º campeonato: a melhor prenda para os 40 anos de Pinto da Costa à frente dos dragões
Líder portista conquista o 23.º campeonato em quatro décadas e abrilhanta mais um mandato. Relação com Sérgio Conceição continua à prova de bala.
Corpo do artigo
Ganhar um campeonato há muito que deixou de ser novidade para Pinto da Costa, embora o líder portista já tenha dito em várias ocasiões que todas as vitórias têm o sabor da primeira. Pela 23.ª vez, em 40 anos de presidência, festejados há poucos dias, o dirigente mais titulado do mundo vai chegar ao fim de uma época com o principal objetivo concretizado, sempre com aquele gostinho especial de deixar os dois rivais lisboetas a ver navios.
Mais uma vez, a temporada não foi nada fácil de gerir. Apesar de já ter saído do programa de "fair-play" finaceiro da UEFA, a SAD do F. C. Porto manteve os constrangimentos financeiros e as dificuldades de tesouraria ficaram bem evidentes no mercado de janeiro, com a saída de Luis Díaz para o Liverpool, por 45 milhões de euros, que podem vir a ser 60, dependendo de objetivos a cumprir pelo colombiano e pela própria equipa de Anfield.
Em vésperas da abertura do mercado de inverno, Pinto da Costa deu um sinal claro de que Díaz podia ser transferido, dizendo ao JN que "às vezes aparecem propostas irrecusáveis", mas mostrou confiança total na capacidade de Sérgio Conceição para levar o F. C. Porto ao título, mesmo ficando sem o melhor jogador do plantel.
Houve quem duvidasse entre os adeptos, mas mais uma vez o presidente portista tinha razão, porque o "cafetero" saiu e os dragões continuaram a ganhar no campeonato, embora não o tenham conseguido fazer a nível europeu. Ao fim de cinco anos com Conceição, Pinto da Costa soma três campeonatos ganhos e a relação entre os dois permanece sólida como uma rocha.
Com o treinador sob contrato por mais duas épocas, não há razão para pensar que esse cenário se vai alterar até 2024, ano em que o presidente portista terminará o 14.º mandato.
Factos e números
Doze com título
Desde que está na presidência do F. C. Porto, Pinto da Costa contratou 22 treinadores, 12 dos quais conseguiram sagrar-se campeões nacionais: Artur Jorge, Ivic, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, Mourinho, Adriaanse, Jesualdo, Villas-Boas, Vítor Pereira e Sérgio Conceição.
Penta, tetra e tri
O presidente portista é o único dirigente em Portugal que ganhou o pentacampeonato, conquistado entre as temporadas de 1994/95 e 1998/99. Festejou ainda outro tetra, entre 2005/06 e 2008/09, e foi mais uma vez tricampeão nacional, entre as épocas de 2010/11 e 2012/13.
23
Campeonatos conquistados pelo F. C. Porto desde que Pinto da Costa chegou à presidência, em 1982. Antes, o clube da Invicta só tinha ganho a prova sete vezes.