Sporting precisa de empate frente ao Frankfurt para se juntar aos rivais. Equipas portuguesas já amealharam mais de 150 milhões de euros em prémios
Corpo do artigo
O futebol português luta contra muita coisa, a principal talvez seja, até, ele próprio, mas, volta e meia, lá abafa os demónios e comete proezas quase inconcebíveis. A próxima está marcada para hoje. A possibilidade de os oitavos de final da Liga dos Campeões terem três equipas portuguesas nunca esteve tão viva, com a última jornada a colocar toda a pressão no Sporting, a única que ainda tem obstáculos a superar e pontos imprescindíveis a conquistar. Mesmo assim, os leões têm tudo a favor para acompanharem Benfica e F. C. Porto, já apurados e enriquecidos por uma fase de grupos despachada com relativa facilidade, precisando apenas de um empate na receção ao Eintracht Frankfurt para repetir o feito da época passada, o que, em Alvalade, significa a concretização de algo inédito, já que o Sporting nunca conseguiu chegar aos "oitavos" em edições consecutivas.
Está, portanto, nos ombros dos leões o peso de Portugal conseguir ter, pela primeira vez, três equipas entre as 16 melhores da Europa. Alvalade será o epicentro dessa luta, sendo que o céu está tão perto como o inferno. Se um empate chega para o Sporting se apurar, por outro lado uma derrota resultará na eliminação das competições europeias se o Marselha não perder na receção ao Tottenham, que entra nesta ronda como líder deste Grupo D. Por aqui, já se adivinham 90 e picos minutos irrespiráveis. À parte desportiva, há que agregar a vertente financeira: a qualificação vale 9,6 milhões de euros, que se juntam aos 34,6 já arrecadados. Por outro lado, a equipa de Ruben Amorim também joga para não agravar uma crise de resultados, que já lhe custou a Taça de Portugal e a atrasou consideravelmente na luta pelo título.
Ao fim de cinco jornadas, o Sporting é, contudo, o clube português que menos dinheiro amealhou ao longo da competição, o que também se explica pelo facto de Benfica e F. C. Porto terem direito a um prémio de presença muito superior, devido aos melhores resultados nos últimos 10 anos. As águias já garantiram 58,3 milhões, mais 800 mil euros que os dragões (57,5): nestes valores já está incluído o prémio de presença nos oitavos de final. O resultado do Sporting frente ao Eintracht Frankfurt também pode ter implicações importantes no "ranking" UEFA, em que Portugal e os Países Baixos lutam taco a taco pelo sexto lugar, garantia de seis vagas nas competições europeias, três delas na Champions.
Apesar de já estar apurado, o F. C. Porto ainda tem com que se preocupar, uma vez que ganhar ao Atlético de Madrid pode valer a conquista do primeiro lugar do Grupo B e o estatuto de cabeça-de-série no sorteio dos oitavos de final.
Contas: Dois embates decisivos para as vagas em aberto
À entrada para a última jornada, só três dos oito grupos têm vagas em aberto para os oitavos de final. Para além do D, o do Sporting, em que todas as equipas ainda têm aspirações de apuramento, também o E e o F estão por resolver. No primeiro, AC Milan e RB Salzburgo defrontam-se no jogo decisivo para decidir quem acompanha o Chelsea, enquanto no outro é um Shakhtar Donetsk-Leipzig que vai determinar o segundo classificado. Amanhã, o Milan e Leipzig precisam apenas de empatar.
Equipas já apuradas:
Nápoles (Itália)
Liverpool (Inglaterra)
Club Brugge (Bélgica)
F. C. Porto (Portugal)
Bayern Munique (Alemanha)
Inter Milão (Itália)
Chelsea (Inglaterra)
Real Madrid (Espanha)
Manchester City (Inglaterra)
B. Dortmund (Alemanha)
PSG (França)
Benfica (Portugal)