Águias nunca tinham registado, à 11.ª jornada, oito pontos de diferença para o F. C. Porto e 12 em relação ao Sporting.
Corpo do artigo
O Benfica, de Roger Schmidt, lidera o campeonato ao cabo de 11 jornadas, sensivelmente um terço da prova, com 31 pontos em 33 possíveis - perdeu dois quando empatou sem golos no terreno do Vitória de Guimarães. O clube da Luz tem nesta altura oito pontos de vantagem sobre o F. C. Porto e 12 em relação ao Sporting, os eternos rivais na Liga. Esta é a maior diferença das águias para dragões e leões desde que, em 1995/96, uma vitória passou a atribuir três pontos. Pelo meio, está um Braga que vem surpreendendo, ocupando a segunda posição, a seis pontos do Benfica.
Não há registo de uma liderança das águias tão dilatada ao cabo de 11 jornadas desde que as vitórias valem três pontos. O mais próximo dos números desta temporada aconteceu em 2016/17, quando a equipa da Luz, então comandada por Rui Vitória, era líder com 29 pontos, mais cinco que o Sporting de Jorge Jesus, e acabou mesmo por se sagrar campeã nacional.
Apesar de ser o melhor registo da história dos encarnados, em 2010/11 o F. C. Porto de André Villas Boas, que viria a conquistar o título sem derrotas e com apenas três empates, tinha uma vantagem ainda mais gorda sobre os dois principais rivais: 10 pontos sobre o Benfica, que estava em igualdade pontual com o Vitória de Guimarães, e 13 relativamente ao Sporting.
O Benfica do alemão Roger Schmidt lidera também a tabela dos golos marcados esta temporada, com 29, mais dois do que o Braga, e tem igualmente a defesa menos batida, tendo encaixado apenas cinco tentos, menos três que F. C. Porto e Casa Pia.
Se não perder frente ao Maccabi Haifa, amanhã, para a Champions, o Benfica elevará para 22 o número de jogos sem perder esta época, o que permitirá igualar o registo de Jorge Jesus em 2011/12. Melhores inícios de temporada só por quatro vezes, em 1959/60, 1964/65, 1971/72 e 1977/78.
À margem
Árbitro inglês no Maccabi-Benfica
A UEFA nomeou o inglês Anthony Taylor árbitro principal do Maccabi-Benfica, da 6.ª jornada Liga dos Campeões, amanhã (20 horas, Eleven). Gary Beswick e Adam Nunn são os assistentes e no VAR estará Stuart Attwell.
Luvas de Diogo Costa no museu
As luvas que Diogo Costa utilizou frente ao Club Brugge, na passada quarta-feira, quando defendeu a terceira grande penalidade em três jogos consecutivos na Liga dos Campeões, estarão expostas entre hoje e 30 de novembro no Hall do Museu Futebol Clube do Porto.
A figura
Golo frente ao Sporting premeia regularidade
Basso tem sido aposta frequente ao longo das últimas quatro épocas, em Arouca. O golo marcado no sábado frente ao Sporting, que valeu um histórico triunfo sobre os leões, premeia um dos melhores jogadores na boa série arouquense.
O caso
Paulo Pereira, ex-árbitro de futebol
SANTA CLARA 1 - 1 F. C. PORTO
83" - Bem assinalado o canto que resulta em golo do Santa Clara
Foi bem assinalado o pontapé de canto do qual resulta o golo do Santa Clara, da autoria de Kennedy Boateng. A bola fez uma carambola, embateu primeiro em Rodrigo Conceição, ressaltou para Rildo e acabou por bater na perna direita de Otávio. O internacional português foi o último jogador a tocar na bola antes desta sair, por isso o pontapé de canto foi bem assinalado. Boa decisão da equipa de arbitragem, num lance que nunca poderia ser analisado pelo videoárbitro.