Projeto resulta de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia. FPF comparticipa em 40% do custo total da obra.
Corpo do artigo
A A. F. Porto prepara-se para iniciar a construção de um centro de treinos no Parque da Prelada, no Porto, cuja obra tem data de conclusão prevista para um prazo de dois anos. Ontem foi assinado o protocolo de cedência da superfície por um período de 25 anos, renovável com a Santa Casa da Misericórdia, numa cerimónia onde Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, marcou presença.
Este projeto vem suprir uma necessidade, já há muito identificada, em ter uma "casa que dignifique" a maior associação de futebol do país, como explicou José Manuel Neves, presidente da A. F. Porto. Por isso, a concretização deste protocolo representa um sentimento de "dever cumprido". "Os nossos árbitros e seleções treinam em vários concelhos, andando sempre com a casa às costas. Finalmente já temos um sítio onde podemos concentrar todos estes elementos para facilitar a logística", destacou o dirigente durante a cerimónia
A obra será erguida num terreno no lado norte da Via de Cintura Interna, na zona oposta ao Hospital da Prelada, e será composta por dois campos relvados e um sintético num total de 3,5 hectares. O custo do projeto ainda não está orçado, mas a Federação Portuguesa de Futebol vai comparticipar com 40% do valor a fundo perdido.
Apesar de todas as valências que a Academia A. F. Porto - será assim designada - irá colocar ao serviço da comunidade desportiva, há uma lacuna que terá de se colmatar: "Embora não seja possível a construção de um pavilhão para o futsal, asseguramos que haverá um recinto designado para essa modalidade, com horas reservadas para treinar e receber as nossas seleções", explicou José Manuel Neves, presidente da A. F. Porto após a assinatura do protocolo.
Fernando Gomes feliz por ajudar a "cumprir um sonho"
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, marcou presença na assinatura do protocolo entre a A. F. Porto e a Santa Casa da Misericórdia depois de desempenhar um papel de intermediário durante as negociações entre os dois parceiros. O líder federativo mostrou-se, por isso, "feliz" por ajudar a cumprir um sonho antigo. "Fico imensamente satisfeito por ajudar a A. F. Porto a dar uma grande passo desportivo, para o seu futuro, tendo escolhido um espaço muito nobre", afirmou. António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia, saudou o novo parceiro e espera que esta parceria seja "duradoura".