O campeonato arranca esta sexta-feira, com o Braga-Famalicão, e a edição 2023/24 das competições profissionais de futebol será disputada por uma nova bola. Conheça as características.
Corpo do artigo
Quando foi anunciada a nova bola do campeonato português, a Liga Portugal referiu que, com a escolha da bola PUMA Orbita, posiciona-se “ao lado das grandes Ligas europeias, como são os casos da LaLiga em Espanha e da Serie A em Itália, competições que também contam com Official Match Ball da PUMA”.
A nova bola, aprovada pela FIFA, tem várias características técnicas, é composta por uma configuração única de 12 grandes painéis em forma de estrela, um número reduzido de costuras e tecnologia de ponta, para criar uma esfera que mantém a sua forma e permite uma menor absorção.
A espuma POE aumenta a sensibilidade, proporcionando um toque mais firme e uma maior consistência. Além disso, a superfície de PU 3D, com textura de 1,2 mm, melhora a aerodinâmica e torna a bola mais resistente à abrasão e ao desgaste, resultando numa maior durabilidade. A bola também apresenta uma membrana de borracha e uma válvula PUMA Air Lock (PAL) para uma melhor retenção de ar e ressalto.
Esta bola sucede à “Não Para”, produzida pela Select, que foi utilizada na Liga, Liga 2 e Taça da Liga durante a temporada 2022/2023.
A Liga portuguesa arranca esta noite com o dérbi do Minho entre o Sporting de Braga e o Famalicão, que tem início agendado para as 20.15 horas, no Estádio Municipal de Braga.