União de Leiria e F. C. Porto abrem hoje a última jornada da Liga, num jogo em que o ataque de Falcao aos golos será a principal atracção. Beto continuará a defender a baliza portista, uma vez que Helton ficou fora da convocatória, tal como Bruno Alves e Raul Meireles.
Corpo do artigo
Sem objectivos colectivos para cumprir na jornada de fecho do campeonato, U. Leiria e F. C. Porto cumprem calendário na partida de hoje, que servirá para Falcao tentar alcançar Cardozo no topo da lista de marcadores. O internacional colombiano, que regressa ao onze dos dragões, depois de ter cumprido castigo no clássico com o Benfica, tem 23 golos, menos um do que o avançado paraguaio, pelo que é mesmo obrigado a facturar hoje para chegar ao primeiro lugar, sabendo, no entanto, que Cardozo terá sempre oportunidade de responder no jogo de amanhã com o Rio Ave.
Na convocatória elaborada, ontem por Jesualdo Ferreira, que não poderá ir para o banco devido a castigo, merecem destaque as ausências de Helton, Bruno Alves e Raul Meireles, os dois últimos por opção (provavelmente poupados para a final da Taça) e o guarda-redes por, oficialmente, não se encontrar ainda totalmente recuperado de uma lesão na mão direita. Beto continuará, assim, a defender a baliza portista, a exemplo do que acontecerá no Jamor, no "forcing" final para convencer Carlos Queiroz a convocá-lo para o Mundial, numa altura em que isso parece cada vez mais difícil de acontecer, tendo em conta a muito provável opção do seleccionador por Eduardo, Hilário e Rui Patrício.
O central Nuno André Coelho e o lateral-esquerdo Addy também foram convocados por Jesualdo e poderão estrear-se em jogos do campeonato, uma vez que, até agora, só foram utilizados em partidas da Taça da Liga ou da Taça de Portugal. O sector defensivo da equipa azul e branca será, de resto, muito diferente do habitual, pois o lateral-direito Fucile também ficará de fora, na sequência da expulsão no clássico, e será substituído por Miguel Lopes.
No ataque, Falcao terá a companhia de Hulk e, possivelmente, de Rodríguez, que está de regresso à boa forma física e deverá voltar ao onze, depois de ter jogado na segunda parte do encontro da semana passada com o Benfica.
Em Leiria, o treinador Lito Vidigal afirmou ontem que, a par do Braga, a União foi a única equipa da Liga que "superou as expectativas", reconhecendo que a partida da última jornada será difícil, em função do bom momento do F. C. Porto. O técnico não revelou se irá continuar na próxima época e prometeu lutar hoje por uma vitória que possa garantir a subida ao oitavo lugar da tabela.