Cinco jogadores do Sporting já festejaram frente ao F. C. Porto, que tem quatro atletas com pé quente ante o rival. Dragões são mais experientes.
Corpo do artigo
Os grandes artistas gostam dos grandes palcos, mas também não é novidade nenhuma que o nível de dificuldade aumenta e isso fica bem demonstrado no histórico dos embates entre Sporting e F. C. Porto que tem, amanhã (20.30 horas, SporTV), mais um capítulo, o primeiro de 2021/22.
Analisando o plantel das duas equipas em todas as competições, apenas nove jogadores (num total de 43, não contando com os guarda-redes) conseguiram marcar ao rival, com vantagem verde e branca. Os leões têm cinco jogadores que já marcaram aos dragões, destacando-se os três golos de Nuno Santos (dois ao serviço do Rio Ave e um no Sporting). Jovane Cabral, que bisou na meia-final da Taça da Liga da época passada, e Paulinho, que celebrou duas vezes ainda com a camisola do Braga, completam o pódio leonino. Coates e Pedro Gonçaves, este quando ainda estava ao serviço do Famalicão, são os outros sportinguistas que já levantaram os braços frente ao adversário deste fim de semana.
Do lado oposto da barricada, Sérgio Conceição tem quatro jogadores que marcaram frente ao Sporting e todos apenas por uma vez. Marcano e Manafá são os defesas-goleadores neste histórico - o lateral fê-lo ainda ao serviço do Portimonense -, enquanto Jesús Corona e Matheus Uribe levaram a melhor sobre Antonio Adán no primeiro clássico da época passada e que terminou com um empate (2-2) em Alvalade. O extremo leonino Nuno Santos também marcou nesse jogo da quarta jornada da Liga.
Mais 38 jogos nas pernas
Se nos golos a vantagem é verde e branca, o caso muda de figura quando o assunto é a experiência nestes palcos. Os jogadores do F. C. Porto já disputaram um total de 148 jogos frente ao Sporting (contabilizadas, também, partidas por outros clubes), enquanto o plantel leonino tem uma experiência acumulada de 110 encontros frente aos dragões. Sem surpresa, os capitães lideram este duelo: Pepe defrontou o Sporting 17 vezes, enquanto Coates mediu forças com o F. C. Porto em 16 ocasiões.
Qual é o jogador que vai decidir o clássico de Alvalade?
Litos, antigo jogador do Sporting
"Pela história que me liga ao clube espero que seja um jogador do Sporting a decidir. Acredito muito no Paulinho e seria bom para ele voltar à rota dos golos, até para lhe dar mais confiança para os jogos seguintes, a começar logo pela Liga dos Campeões. Por norma, ele costuma fazer bons jogos contra o F. C. Porto"
Drulovic, antigo jogador do F. C. Porto
"É difícil escolher, porque ambas as equipas têm jogadores de grande qualidade e conhecem-se muito bem. No lado do Sporting, Paulinho e Pedro Gonçalves são os jogadores mais perigosos em termos ofensivos. Pelo F. C. Porto, o Toni Martínez e o Otávio, que está muito motivado, podem fazer a diferença"