Feira Agrícola do Norte, na Póvoa de Varzim, atrai cada vez mais pessoas. Termina amanhã e tem entrada livre.
Corpo do artigo
Gonçalo e Matilde olham, curiosos, as vacas. O pai, Hugo Ferreira, sorri. Gabriel já não larga as ovelhas e as cabras, na esperança de levar uma para casa. A mãe, Marta Lamarão, tenta em vão evitar as "festinhas". Hugo veio de Oliveira de Azeméis. Marta mora em Vila do Conde. A AgroSemana é "uma festa" e arrasta cada vez mais gente: os mais pequenos deliram com os animais, os mais velhos com a roda gigante e com os concertos, os pais e os avós aproveitam para comprar produtos regionais, quem vive da agricultura troca experiências, faz negócios, vê as últimas tecnologias. A Feira Agrícola do Norte está no Espaço Agros, na Póvoa de Varzim, até hoje. A entrada é livre.
"Para os mais pequenos, é uma oportunidade de ver os animais", conta Hugo, que trabalha na fábrica da Lactogal, em Oliveira de Azeméis. Este sábado, levou os gémeos Gonçalo e Matilde, de 5 anos, a ver de onde vem o leite, que "o pai embala e a mãe transforma em iogurtes". Vieram pela primeira vez à feira e foi "um dia em cheio".
Foto: Agrosemana
Produtos regionais
No espaço dos animais da quinta, Gabriel quer ver tudo. Aos dois anos, a curiosidade é do tamanho do mundo e obriga Marta a "muita ginástica". O marido está com as duas mais velhas na fila da roda gigante. "É a vantagem: tem divertimentos para todos!", diz. Para além dos animais, a AgroSemana tem mais de 200 expositores, espaços infantis, divertimentos, petiscos e muitos produtos regionais. "É um evento para as famílias, em que mostramos a nossa forma de trabalhar e como produzimos, em segurança, os nossos alimentos", afirmou ao JN o presidente da Confagri-Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas.
Idalino Leão, que é também presidente da Agros-União de Cooperativas de Produtores de Leite (que organiza a feira), explica ainda que o evento já faz parte da agenda do Governo, que, ano após ano, vem à Póvoa "ouvir o setor", que pede "uma entidade reguladora para o setor agroalimentar".