Abel Ferreira chora após épica reviravolta que colocou o Palmeiras na final da Libertadores
O Palmeiras conseguiu recuperar da pesada derrota no jogo contra a Liga de Quito e selou com 4-0, na madrugada desta sexta-feira, no Allianz Parque, a classificação para a final da Libertadores, com Abel Ferreira a mostrar-se emocionado.
Corpo do artigo
O primeiro golo da noite surgiu aos 19 minutos, por Ramón Sosa, que surpreendeu o guarda-redes Alexander Domínguez com uma cabeçada. Aos 45+5, Fuchs concretizou com eficiência uma jogada ensaiada de bola parada e conseguiu cumprir metade da missão antes do final da primeira parte.
Aos 67 minutos, Raphael Veiga, que acabara de entrar, recebeu um passe de Vitor Roque e empurrou a bola para o centro da baliza, marcando o terceiro golo, que empatou o resultado. Foi igualmente Veiga quem, minutos depois, marcou um penálti que selou a vitória.
No jogo da primeira mão, o Palmeiras tinha perdido com a Liga de Quito, por 3-0.
"É um alívio"
O técnico Abel Ferreira não segurou as lágrimas após a classificação do Palmeiras. "Eu ainda não consigo desfrutar das vitórias, penso que todos os dias tenho que estar a provar o lugar que eu mereço. Não sei se vou conseguir ser capaz de entregar esse tipo de vitórias porque o futebol tem de ganhar, perder e empatar. Quanto ao jogo, é um sentimento de alívio, agradecer as pessoas que estão comigo, queria abraçar a minha filha que não está agora comigo, está em Portugal", disse Abel, emocionado.
"Família para mim é base de tudo. Eu chorei e estou a chorar agora, não gosto de mostrar a minha parte fraca. Mas é isso mesmo, é um alívio. Isso que eu tenho para vos dizer, é um alívio", revelou, explicando o motivo de ter caído em lágrimas ao apito final do árbitro.
"É o maior técnico da história do Palmeiras"
Já a presidente do "Verdão", Leila Pereira, não resistiu em interromper a conferência de Imprensa do treinador português, garantindo que ele é "o maior técnico da história do Palmeiras". "Ele disse que será uma noite histórica, mágica e realmente foi. Obrigada Abel. É o maior treinador da história do Palmeiras, sem dúvida absolutamente nenhuma", revelou, depois de um abraço sentido ao português.
A Libertadores será assim disputada entre brasileiros. O Flamengo espera pelo Palmeiras no estádio Monumental, em Lima, no Peru, no dia 29 de novembro, na segunda vez que as duas equipas se enfrentam numa final da principal competição no continente.
O Palmeiras vai à procura do seu quarto título continental, depois das conquistas de 1999, 2020 e 2021, estas últimas duas já sob as ordens de Abel Ferreira.
Abel Ferreira após o jogo. pic.twitter.com/rFsXamMShH
- Palmeiras da Depressão (@deprepalmeiras) October 31, 2025
Leila Pereira interrompeu a coletiva de Abel Ferreira para agradecê-lo pela classificação a final da Copa Libertadores.
- LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) October 31, 2025
"O maior técnico da história do Palmeiras. Realmente você tinha razão: foi uma "noite mágica."
️@ESPNBrasil pic.twitter.com/VVNmAg1E5L

