No dia em que se confirmou a desistência de João Almeida, devido à covid-19, a UAE Emirates também teve razões para sorrir. A tática da equipa foi brilhante, Adam Yates venceu a nona etapa, recuperou quase quatro minutos em relação a Ben O'Connor e reentrou na luta pelo pódio, tal como Richard Carapaz.
Corpo do artigo
Os 178,5 quilómetros entre Motril e Granada eram simplesmente brutais, com três contagens de montanha de primeira categoria e um calor abrasador. Já sem João Almeida, que abandonou após o tempo perdido na véspera devido, a UAE integrou vários corredores na fuga do dia e o ritmo foi sempre intenso, garantindo, de imediato, uma boa vantagem sobre o grupo do líder da geral, Ben O'Connor.
A ideia era lançar Adam Yates para o triunfo na etapa, mas a diferença para o pelotão acabou por garantir um dois-em-um para o ciclista inglês que, além de ser o primeiro a chegar a Granada, depois de lançar um ataque a solo a 58 quilómetros do final, subiu a sétimo na geral e reentrou na luta por um lugar de destaque, uma vez que ficou a 5.30 minutos de O'Connor.
A verdade é que Yates não foi o único a beneficiar da fuga. Richard Carapaz fez um esforço, quase sempre a solo, absolutamente brilhante, foi o segundo a cortar a meta e subiu a terceiro na geral, a menos de um minuto do segundo, Primoz Roglic.
Um dos azarados do dia foi Enric Mas, que atacou entre os favoritos, chegou a ter quase um minuto de vantagem sobre Ben O'Connor e Primoz Roglic, mas o espanhol da Movistar sofreu uma saída de estrada, seguida de um problema mecânico e acabou por ser apanhado a menos de um quilómetro do fim, caindo para o quarto posto. O líder da geral, esse, aproveitou para sprintar e garantir os quatro segundos de bonificação dados ao terceiro classificado da etapa.
Esta segunda-feira o pelotão goza o primeiro dia de descanso, com a ação a voltar às estradas espanholas na terceira-feira com mais uma etapa de motanha entre Ponteareas e Baiona.