O treinador adjunto do Sporting, Emanuel Ferro, desvalorizou esta quarta-feira a ausência de Rúben Amorim dos treinos da equipa e assegurou que o grupo está pronto para o encontro com os escoceses do Aberdeen, da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, esta quinta-feira, em Alvalade, às 20 horas.
Corpo do artigo
"A pré-época foi conseguida e hoje sentimo-nos totalmente preparados para o primeiro jogo oficial, que será muito importante para nós. Sendo a eliminar temos de ter um desempenho concretizador e foi para isso que trabalhámos", afirmou o técnico adjunto na antevisão de encontro, em substituição do treinador, que não tem o nível exigido pela UEFA e está a recuperar do teste positivo à covid-19.
E sobre as ausências motivadas pelo coronavírus, anotou ser "compreensível a curiosidade, mas é preciso perceber que os jogos têm uma especificidade própria". "Em todos eles, toda a estrutura e os jogadores se preparam de acordo com o contexto. Não há uma rotina para esta circunstância. Nós estamos a conviver na nova realidade e é de enaltecer a resposta de toda a estrutura para criar condições para termos o melhor desempenho. Isso deu-nos um espírito de fortalecimento a nível pessoal. O líder da equipa técnica não esteve presente e isso não é a mesma coisa, mas através da tecnologia ele esteve sempre dentro da preparação. Dentro desse condicionalismo preparámos bem a equipa e temos a certeza que estamos prontos para o jogo de amanhã [quinta-feira]", prosseguiu Emanuel Ferro.
"A sucessão de vários casos consecutivos é algo que não podemos controlar, no entanto, cumprindo todos os protocolos, as orientações da DGS e a liderança do departamento médico, fomos ajustando e temos o grupo de trabalho preparado", frisou o adjunto dos leões, continuando: "É verdade que não teremos o líder e vamos tentar minimizar esse facto com as melhores formas que temos ao nosso dispor para ajudar a equipa. Porém, aquilo que faz o jogo são os jogadores e conhecemos a orientação desse jogo".
Quanto ao Aberdeen, Emanuel Ferro salienta que virá à procura da vitória. "É um adversário que não pode gerir. Eles podem apresentar-se de várias maneiras. Beneficia de algo que é raro, que é de uma estabilidade a nível técnico que permite à equipa jogar de formas diversas", reconheceu o treinador adjunto, no entanto aponta o fator casa como um ponto a favor da equipa leonina.
"Estamos a jogar no nosso estádio, queremos impor a ideia de jogo e acreditamos que isso nos leve a um bom resultado. E trabalhámos em condições específicas do adversário. Estamos muito convictos que o trabalho que fizemos nos dára a melhor oportunidade para fazer um bom resultado", finalizou.
O Sporting recebe esta quinta-feira o Aberdeen, pelas 20 horas, no estádio de Alvalade, em Lisboa, no encontro único da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, que será dirigida pelo árbitro macedónio Nikola Dabanovic.