Pep Guardiola vai deixar o Barcelona no final da época. Presidente e treinador confirmaram, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, a saída. Tito Vilanova, até agora adjunto, vai passar a técnico principal.
Corpo do artigo
O presidente do Barcelona, Sandro Rosell, primeiro, o treinador, logo a seguir, confirmaram o que há muito se anunciava: Pep Guardiola vai deixar de ser treinador do "Barça" no final da corrente temporada.
"Apoio a sua decisão. Obrigado Pep por tudo o que deste ao teu Barça. Por representares esta instituição de forma modelo, pelo teu afeto, apoio e carinho", disse o dirigente catalão.
Nas razões para a saída, Guardiola justificou que o tempo desgasta e lembrou que foram quatro anos. "No outono comuniquei ao presidente que o final da minha etapa estava a chegar, mas na ocasião não podia dizer nada aos jogadores, o que seria um desastre. Agora penso que é o momento, depois de ficar fora das competições mais importantes", disse.
Sandro Rosell não perdeu tempo para acabar com as especulações e anunciou a promoção do adjunto Tito Vilanova a treinador principal do "Barça" para a próxima temporada.
"Além da minha estima pessoal por ele, Vilanova é uma pessoa muito capacitada. Os jogadores conhecem-no e pouco mudará", antecipa Guardiola, reconhecendo que as ideias postas em prática no Barcelona nos últimos anos são de ambos.
A saída de Guardiola foi confirmada, horas depois de o jornal desportivo catalão "Sport" ter noticiado que o português André Villas-Boas "se ofereceu" para substituir o treinador do clube ainda campeão espanhol, europeu e mundial.
"Perante a incerteza da continuidade de Guardiola, o português André Villas-Boas já apresentou as suas credenciais", escrevia o "Sport", na edição desta sexta-feira, ainda antes da confirmação da saída do treinador "culé" e da posterior entrada de Tito Vilanova.
Guardiola encontrava-se há quatro épocas como treinador principal do FC Barcelona, ao qual chegou depois de uma época a orientar a equipa B, em 2007/08.
Nessas quatro épocas, conquistou todos os títulos mais importantes, entre eles o Mundial de clubes (2009 e 2011), Liga dos Campeões (2009 e 2011), Supertaça europeia (2009 e 2011), liga espanhola (2009, 2010 e 2011), Taça do Rei (2009) e Supertaça de Espanha (2009, 2010 e 2011).
Esta temporada, o FC Barcelona falhou o apuramento para a final da "Champions" e, a três jornadas do termo da liga espanhola, está a sete pontos de distância do líder Real Madrid, orientado por José Mourinho.