Afurada recebeu mais de 400 velejadores para a abertura do Campeonato Mundial 29er

De bandeiras nas mãos, os jovens velajadores desfilaram pelas ruas fora
Foto: André Rolo
A Afurada e a Douro Marina encheram-se de alegria e cor para receber um convívio entre a comunidade local e mais de 400 jovens velejadores, de 26 países, na abertura do Campeonato Mundial 29er, no Porto. A competição inicia-se neste domingo e decorre até 8 de agosto.
Em véspera do arranque do Campeonato Mundial da classe 29er, no Porto, naquela que se perspetiva como edição emocionante, as ruas da vila piscatória da Afurada deram palco a um momento de união e celebração.
Entre música, espetáculos de cor e muita animação, 402 jovens velejadores, de 26 países, com idades entre os 15 e os 20 anos, desfilaram orgulhosos com as bandeiras dos respetivos países em mão, num evento que teve a participação da comunidade local e que culminou com o hastear das bandeiras na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.
A competição arranca este domingo e decorre até dia 8 de agosto. No primeiro dia de prova, as regatas de qualificação inciam às 12 horas e vão decorrer entre o porto de Leixões e a praia de Salgueiros, passando por três municípios da costa atlãntica da cidade do Porto.
Já quanto ao barco da classe 29er, este é o mais jovem e dinâmico da vela de competição. Foi desenhado como classe de transição para os olímpicos 49er e 49er FX.
De resto, é importante destacar que para além da vertente desportiva, este evento vai envolver também algumas componentes sociais. Desde workshops, palestras e ações ligadas à sustentabilidade.
Fotos: André Rolo







