Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, assistiu ao arranque do Campeonato Mundial de Vela 29er, no Porto, tendo destacado "a dinâmica e pró-atividade do nosso país" na organização de eventos que "atraem milhares de participantes".
Corpo do artigo
O Campeonato Mundial de Vela 29er começou este domingo, depois do sucesso que foi a abertura com um cortejo de mais de 400 velejadores que pintaram as ruas da Afurada, num momento de sintonia e alegria com a comunicade local.
No arranque da prova, as primeiras regatas de qualificação partiram entre o porto de Leixões e a praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia. E quem acompanhou de perto foi Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, na companhia de António José Barros, presidente da Federação Portuguesa de Vela, e de Pedro Costa, velejador olímpico.
O antigo dirigente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) elogiou "a dinâmica e pró-atividade do associativismo do nosso país" para realizar eventos que "atraem milhares de participantes" e destacou, ainda, "o elevado interesse na organização de uma prova numa classe não olímpica, os 29er, que visa preparar e identificar os jovens, de elevado potencial para os desafios da classe olímpica, os 49er e os 49erFX".
Os grandes vencedores deste primeiro dia com 12 regatas foram a dupla germânica David Plettner e Moritz Aigner.
Na segunda-feira estão agendada mais 12 regatas, com início para as 10 horas.