Agate de Sousa conquistou, esta quarta-feira, a medalha de bronze no salto em comprimento dos Campeonatos da Europa de atletismo, ao garantir uma marca de 6,91 metros, sendo superada apenas pela atleta alemã Malaika Mihambo, que assegurou o ouro graças a um ensaio a 7,22m, e a italiana Larissa iapichino (6,94m).
Corpo do artigo
A saltadora portuguesa conseguiu 6,87 metros na primeira tentativa, o que lhe valeu a liderança do concurso até que Malaika Mihambo fez 7,22 metros na segunda ronda.
A também alemã Mikaelle Assani chegou a tirar o segundo lugar a Agate no terceiro ensaio, mas a portuguesa igualou os 6,91 metros da germânica e recuperou a posição, uma vez que o seu segundo registo era superior ao da rival.
Nas três derradeiras tentativas, a atleta lusa somou um nulo, seguido de um salto a 6,83, acabando por ver fugir a prata na derradeira tentativa. Iapichino conseguiu 6,94m, saltou para o segundo posto e Agate não conseguiu a resposta desejada, fechando com 6,62m, ficando com o bronze.
Esta é a terceira medalha conquistada por Portugal nos Europeus de Roma, depois da prata de Pedro Pichardo no triplo salto e do bronze de Liliana Cá no lançamento do disco.
Também esta quarta-feira, destaque para a estafeta masculina de 4x400 metros. Depois de bater o recorde nacional para garantir a presença na final, o quarteto de atletas voltou a estabelecer um novo máximo nacional (3.01.89 minutos), que valeu o sexto lugar na final conquistada pela Bélgica.