A agressão ao árbitro do Rio Tinto-Canelas 2010 correu meio mundo. Foi notícia em Espanha, horas depois, com notas de espanto e vergonha, e chegou às Américas entretanto.
Corpo do artigo
O jornal "O Globo", do Brasil, fez eco da agressão de Marco Gonçalves ao árbitro do Rio Tinto-Canelas 2010, José Rodrigues, que já pensa em regressar à atividade, foi notícia à escala global.
"Os episódios de agressões a árbitros e adversários são recorrentes na trajetória do Canelas", escreve o jornal "O Globo", que usa o vídeo das agressões publicado no JN e recorda a história violenta da equipa gaiense, que "vira líder em Portugal ao assustar adversários, que nem aparecem para jogar".
Mais a norte no continente americano, o mesmo vídeo da agressão foi notícia no canal de desporto da "Telemundo" e no jornal "Cancha", ambos do México.
5766288
Europa, volver, em Espanha o "AS" e a "Marca" condenaram a "lamentável agressão" ao árbitro José Rodrigues, enquanto o catalão "Sport" também não deixou as agressões passar em claro e recordou que o "caráter violento da equipa" esteve na origem das faltas de comparência dos adversários.
O jornal "El País" também noticiou o caso. "O espanto, a indignação e a vergonha do todo o futebol português, talvez até de toda a sociedade portuguesa, assistiu ao último episódio do Canelas 2010, a equipa que agrupa o líder dos Super Dragões", escreveu aquele periódico espanhol.
5768406
O jornal "Le Parisien", em França, também não foi parco nas palavras. "O Canelas, que espalha o terror no campeonato, protagonizou mais um episódio no domingo: a agressão a um árbitro causou alvoroço nas redes sociais e despertou a ira da Federação de Futebol".
De Itália, a sentença, com a Gazzeta TV a considerar o Canelas 2010 como a "equipa mais agressiva da Europa".
Do outro lado do Canal da Mancha, o nevoeiro não chegou para isolar as notícias do Continente. O "Daily Mail" noticia o "momento horrível" em que um "jogador de futebol agrediu com o joelho, violentamente, um árbitro de futebol".
Ainda em Inglaterra, o jornal Metro noticia o caso e especifica que na equipa do Canelas 2010 militam elementos da claque do F. C. Porto.