Benfica procura manter a invencibilidade na receção aos flavienses, que já venceram em Alvalade e Braga.
Corpo do artigo
Depois de mais uma vitória em jornada europeia, frente à Juventus, por 4-3, que selou a qualificação para os oitavos da Liga dos Campeões, o Benfica volta a focar atenções no campeonato, na 11.ª jornada, registando atualmente seis pontos de vantagem para F.C. Porto e Braga.
As águias têm um registo imbatível para manter, mas do outro lado está um recém-promovido Chaves, que há duas semanas surpreendeu ao vencer, por 1-0, em Braga e que, em agosto, já tinha vergado o Sporting, por 2-0, em Alvalade.
Motivado pelos 20 jogos seguidos sem perder em todas as competições esta temporada, os homens de Roger Schmidt procuram capitalizar frente aos adeptos a 10.ª vitória no campeonato, com o objetivo de impedir uma possível aproximação dos rivais diretos na luta pelo título. O registo caseiro das águias tem sido imaculado: cinco vitórias em outros tantos jogos, e algumas por larga margem, como os 4-0 aplicados ao Arouca e os 5-0 sobre o Marítimo.
Do outro lado, a equipa de Vítor Campelos tem sido uma das principais ameaças na Liga enquanto visitante: venceu três dos cinco jogos disputados, perdendo no Dragão (3-0) e em Portimão (1-0), números que valorizam um arranque sólido de campeonato para um emblema que regressou ao principal palco do futebol nacional e que ocupa, neste momento, a 10.ª posição, com 15 pontos, sete de vantagem para a zona de despromoção da tabela, via play-off, e abrindo já um fosso de 13 pontos para a descida direta.
Apesar da qualificação na Champions ter ficado selada anteontem, Schmidt terá de repensar a gestão do plantel com vista ao próximo jogo, em especial porque o primeiro lugar no Grupo H ainda está em aberto, indicativo de que o Benfica deverá alinhar com os melhores jogadores em Israel na quarta-feira, frente ao Maccabi Haifa, na procura de garantir o melhor sorteio possível nos oitavos.
MELHOR
- O Chaves tem sido presa fácil do Benfica. As águias saíram vitoriosas dos quatro jogos entre ambos.
- Encarnados têm demonstrado veia goleadora na Luz: 18 golos marcados em apenas cinco jogos.
- Flavienses viajam à Luz sem perderem nas últimas três jornadas: duas vitórias e um empate.
PIOR
- Apesar dos resultados surpreendentes, o Chaves ainda não venceu dois jogos seguidos esta época.
- Rafa está em risco de suspensão e, se vir cartão amarelo, falha o jogo com o Estoril.
- Bruno Langa é baixa de peso no lado do Chaves. O lateral esquerdo era totalista até à lesão em Braga.