<p>Paulo Fernandes e Orlando Duarte têm a possibilidade de se tornarem no segundo treinador português a sagrar-se campeão europeu. André Lima conseguiu-o na época passada, no Benfica, e não tem dúvidas em apontar as águias como favoritas à vitória final.</p>
Corpo do artigo
Não tem a experiência de treinador de Paulo Fernandes ou Orlando Duarte, mas, ao contrário destes, já sabe o que é vencer a UEFA Futsal Cup. Perdeu uma final enquanto jogador, mas teve a arte de se tornar no primeiro treinador português a conseguir vencer a mais importante prova europeia de clubes. André Lima foi o técnico responsável por, na época passada, conduzir as águias ao sonho europeu, um feito que considera estar "perfeitamente ao alcance" de Benfica e Sporting.
Conhecedor profundo do futsal europeu, André Lima, que se encontra no desemprego desde o final da época passada "por opção própria", aponta o Benfica como principal candidato a vencer a UEFA Futsal Cup. "É campeão em título e tem que se assumir como favorito, até porque é a equipa com mais condições de vencer a prova", analisou André Lima, assegurando que o facto de a final four não contar com equipas espanholas e russas "é uma vantagem" para águias e leões. Uma vantagem que poderá ser reforçada com a possibilidade de a final four se disputar em Lisboa. André Lima acha "difícil" que a UEFA volte a realizar a fase decisiva da prova em Portugal, mas, por outro lado, é da opinião que, se assim fosse, "a modalidade seria beneficiada".
Um cenário que, a acontecer, daria ainda maior favoritismo às equipas lusas de conquistarem a Europa do futsal.
"Estamos entre os melhores do Mundo e não tenho dúvidas que, se o sorteio o proporcionar, Benfica e Sporting podem disputar a final", cenário que, a acontecer, fará com que o técnico torça pela antiga equipa.
"Guardo o Benfica no coração e desejo que possa revalidar o título. Se não, que seja o Sporting campeão europeu", fez notar André Lima, assegurando que a "equipa que mais acreditar" sairá vencedora. Palavra de um treinador campeão europeu. O único português. Pelo menos até Abril...