Na última jornada do apuramento de Divisão de Elite, o Alpendorada empatou, na visita ao Foz (1-1), resultado que foi suficiente para garantir o título e a respetiva subida ao Campeonato de Portugal. O Rebordosa também venceu (3-0, na receção ao Gondomar B), mas o resultado não chegou para destronar o Alpendorada, valendo apenas o apuramento para a Taça de Portugal, em 2022/23, fruto da segunda posição na tabela, como prémio de consolação.
Corpo do artigo
A precisar apenas de um ponto para conquistar o título, o Alpendorada até marcou primeiro, por César (30 minutos), com um cabeceamento letal, mas o Foz conseguiu empatar, aos 90+2 minutos, após um livre exemplarmente executado por Ruben.
Este resultado permitiu à equipa liderada por Renato Coimbra celebrar a subida de divisão e o regresso aos campeonatos nacionais, dez anos depois de participar na extinta II Divisão B.
Já o Rebordosa cumpriu o seu papel, triunfando na receção ao Gondomar B, com golos de Dinis, Miguel Silva e Ba, mas apenas conquistou o segundo lugar do apuramento de campeão da A. F. Porto, que garante um lugar na Taça de Portugal da próxima temporada.
Se para uns o dia foi de festa, para outros foi de profunda tristeza, porque não conseguiram garantir a permanência e o destino, em 2022/23, passará pela Divisão de Honra.
As oito equipa que sofreram este destino são: Nogueirense, Vila, Perosinho, Pedroso, Gens, Alfenense, Águias de Eiriz e F.C. Felgueiras 1932 B..
Já Grijó, Infesta, Lixa e Vila Caíz conseguiram um lugar no play-off de manutenção e vão lutar entre si para tentar garantir a salvação, que permite permanecer entre a Elite, na próxima temporada.