O Amarante venceu no reduto do União de Paredes por 2-0 e qualificou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, em jogo entre equipas da série B do Campeonato de Portugal.
Corpo do artigo
As duas equipas lutavam pela representatividade dos campeonatos ditos não profissionais na prova e a primeira parte teve mais vontade do que qualidade, sendo disputada maioritariamente longe das duas balizas.
O jogo estava amarrado e só a bola parada ameaçava desafiar este encaixe, um pormenor que caiu para o lado do Amarante, líder da Série B do Campeonato de Portugal, de que faz parte também o União de Paredes.
Um livre lateral da esquerda, aos 28 minutos, permitiu o cabeceamento de um jogador do Amarante para o desvio vitorioso de Tokinho, com a bola a bater no poste antes de entrar na baliza do experiente Cássio, decisivo a negar o segundo, aos 35, em cabeceamento de Okoli.
A reação dos locais, também apostados em acabar com a invencibilidade do Amarante na temporada, surgiu tarde, nos derradeiros cinco minutos, incluiu vários pontapés de canto, mas só numa saída rápida iniciada no guarda-redes, aos 42 minutos, pairou a sensação de perigo, em cruzamento de Rafa para domínio em dificuldade de Erik.
A segunda parte manteve o registo de um Paredes a querer ir atrás do resultado e o Amarante, sempre muito agressivo sem bola, a poder e conseguir controlar o jogo, logrando até ser mais efetivo no ataque.
As dúvidas sobre a eliminatória ficaram dissipadas aos 59 minutos, após mais um livre lateral, com a bola a chegar a João Filipe, solto na área, para uma finalização fácil, apesar dos protestos dos locais sobre uma alegada mão dos amarantinos, que, até final, ainda podiam ter feito o terceiro.
Tokinho ficou perto de "bisar" aos 83 minutos, ao acertar no "ferro" da baliza de Cássio.