O regresso de Maniche associado às recuperações de Pedro Mendes e Liedson podem atirar André Santos para o banco de suplentes do Sporting no clássico de depois de amanhã, sábado, frente ao F. C. Porto, em, Alvalade. A decisão compete a Paulo Sérgio, mas o JN sabe que o jogador encara a hipótese com grande probabilidade.
Corpo do artigo
Apesar da visão realista, o jovem atleta não perdeu ainda a legítima esperança de continuar no onze. E os números sustentam o desejo.
Titular em nove dos onze encontros da principal prova lusa, o futebolista mereceu a confiança do técnico em seis confrontos da Liga Europa.
O sacrifício do atleta terá maior hipótese de suceder, caso o responsável aposte num esquema com dois avançados - Postiga e Liedson -, puzzle que deve completar-se com Maniche, Pedro Mendes, Vuckcevic e Valdés.
Todavia, o 4-4-2 não se afigura como estratégia de sucesso no onze leonino. Paulo Sérgio utilizou-o em três embates da Liga - Paços de Ferreira, Nacional e Rio Ave - e, só no último caso, conseguiu vencer pela diferença mínima.
A estatística melhora quando a estratégia pressupõe apenas a presença de um elemento na linha atacante, quer em 4-3-3 ou num modelo 4-2-3-1. Aí, conquistou quatro triunfos, dois empates e semelhante número de derrotas, embate com o Vitória de Guimarães, incluído.
A discussão frente aos minhotos é inclusive recordada como uma batalha de "extrema dureza" pela reviravolta que significou um desaire perto do fim. A ideia foi vincada pelo treinador numa entrevista ao portal Sapo.
Aí, o treinador acentua a importância do próximo encontro na continuação do actual momento. "Queremos dar sequência à rampa de recuperação para encurtar a distância para o topo", destacou.
Técnico admite ser despedido
As lesões afectaram a máquina leonina e o actual panorama financeiro afasta a possibilidade de investir no mercado de Janeiro. "Não tenho grandes condições para criar a ilusão de comprar aos nossos adeptos", acentuou.
Por outro lado, assume que pode ser afastado como qualquer outro responsável. "Nunca fui despedido, mas no entanto acontece aos melhores. Aquilo que digo sempre é que quando isso acontecer irei estar direito, bem hirto e firme. Ninguém me vai encontrar de cócoras".