Última vez que o F. C. Porto perdeu pontos frente ao Portimonense foi em 1989. Alvinegros arrancaram bem.
Corpo do artigo
Um dos destaques da jornada vai para a visita do campeão nacional F. C. Porto ao Portimonense. Os azuis e brancos, que ocupam o segundo posto, a três pontos do líder Benfica, defrontam uma equipa algarvia que arrancou o campeonato de forma muito positiva e ocupa o sexto posto, com 15 pontos, fruto de cinco vitórias e três derrotas.
Historicamente, as visitas a Portimão têm sido acessíveis para os dragões, que triunfaram nas últimas sete partidas, algumas por números expressivos, como o 5-1 em fevereiro de 2018 ou o 3-0 da temporada passada, repetindo o resultado de abril de 2019.
É preciso recuar até 1989 para ver os portistas deixarem pontos em terras algarvias, num empate a um golo. Esse foi, aliás, o último jogo de uma série muito complicada para os dragões em Portimão, que, entre 1985/86 e 1988/89, perderam duas vezes e empataram outras tantas na casa do Portimonense para o campeonato.
Globalmente, ainda assim, o saldo das visitas ao Municipal de Portimão é muito positivo para os azuis e brancos: 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Mas não é só fora que o F. C. Porto tem tido bons resultados com os algarvios, em especial na era Conceição. O técnico portista tem um registo 100% vitorioso contra o Portimonense, com 11 vitórias noutras tantas partidas, e com um saldo de golos muito positivo: 39 marcados contra 10 sofridos. Do lado dos algarvios, Paulo Sérgio também tem poucas memórias positivas do técnico campeão nacional. Além dos duelos entre Portimonense e F. C. Porto, disputou dois jogos, quando comandava a Académica, frente ao Braga de Conceição, perdeu no Minho por 1-0 e arrancou um empate (1-1) em Coimbra.
Apesar do bom arranque, o Portimonense recebe o F. C. Porto depois de uma derrota em Vizela e encontrará os dragões motivados pelas vitórias sobre o Braga (4-1) e o Bayer Leverkusen (2-0), esta a meio da semana.
Melhor
Melhor
- Taremi chega em boa forma, com dois golos marcados e quatro assistências em quatro jogos.
- Sérgio Conceição deve ter a totalidade do plantel à disposição, algo raro esta temporada.
- O Portimonense tem um bom registo defensivo em casa: apenas dois golos sofridos em quatro jogos.
Pior
- As dificuldades dos dragões na Liga têm-se sentido fora de casa: duas vitórias em quatro jogos.
- Poucos golos do Portimonense esta época: apenas oito marcados, ou seja, média de um por jogo.
- Má memória dos grandes para o Portimonense, que esta época perdeu, por 4-0, em Alvalade.
A figura em destaque
- Sporting
- Atacante
- 24 anos
- Está de regresso o melhor Pedro Gonçalves. Depois da temporada passada não lhe ter corrido de feição,
o melhor marcador da Liga em 2020/21 está de pé quente e leva cinco golos no campeonato, o último dos quais na passada jornada, frente ao Gil Vicente, depois de receber uma assistência magistral de Morita. Aos cinco tentos apontados somam-se três assistências, o que faz subir a contribuição direta em golos para oito. Um registo que o coloca no topo da tabela deste dado estatístico em igualdade com o portista Taremi. Em ano de Mundial, é mais um a ter em conta.
Outras figuras
Leonardo Lelo
- Casa Pia
- Ala esquerdo
- 22 anos
Na primeira temporada na Liga, Leonardo Lelo tem dado muito boa conta de si mesmo, ajudando no excelente arranque do Casa Pia no campeonato. Rubricou a melhor exibição individual na jornada passada, com um golo e uma assistência frente ao Marítimo.
Puma Rodríguez
- Famalicão
- Extremo direito
- 24 anos
O internacional pelo Panamá foi um dos reforços desta temporada do Famalicão e parece que será aposta séria de João Pedro Sousa, em especial depois do golo apontado e das duas assistências que somou na vitória, por 4-0, dos famalicenses frente ao Boavista.