Dragões voltam a Paços de Ferreira, onde sofreram a última derrota do campeonato, já lá vão 52 jogos. Sporting recebe o Arouca sem margem de manobra e a olhar para dois rivais, com o Benfica a visitar Portimão ainda de olho no topo da classificação.
Corpo do artigo
Paços de Ferreira - F. C. Porto
Domingo, 18 Horas, SportTV1
A dez jornadas do final do campeonato, os pontos estão cada vez mais "caros" e as surpresas podem surgir ao virar da esquina. Depois do surpreendente empate cedido, em casa, frente ao Gil Vicente, que impediu a equipa de aumentar para oito pontos a vantagem sobre o Sporting, o F. C. Porto regressa à ação na Liga e num terreno de má memória. Os dragões visitam a Mata Real, palco da última derrota azul e branca no campeonato português.
Foi a 30 de outubro de 2020 que o Paços de Ferreira bateu os azuis e brancos, por 3-2, com a curiosidade de dois dos tentos dos castores terem sido obtidos por jogadores (Stephen Eustaquio e Bruno Costa) que estão, agora, do outro lado da barricada.
Na altura ninguém o podia saber, claro, mas a sexta jornada de 2020/21 ainda marca aquela que é a última derrota do F. C. Porto no campeonato. Desde então, a equipa de Sérgio Conceição disputou qualquer coisa como 52 jogos na principal competição portuguesa, somando 41 vitórias e 11 empates. O percurso não chegou para conquistar o título da época passada, mas ajudou a cimentar a liderança atual, com os dragões a enfrentaram as últimas dez jornadas com seis pontos de vantagem sobre o Sporting e dez em relação ao Benfica.
Com presença garantida nos oitavos de final da Liga Europa - após eliminar a Lazio de Roma -, e bem encaminhado para a final da Taça de Portugal, depois de vencer o Sporting (1-2) em Alvalade, na primeira mão das meias-finais, o F. C. Porto tem um calendário apertado pela frente, bem como um adversário moralizado para o duelo de depois de amanhã.
Em busca da terceira
O Paços de Ferreira recebe o líder do campeonato com a confiança em alta, após dois triunfos consecutivos. Os castores venceram, em casa, o Vizela e foram buscar mais três pontos ao terreno do Belenenses SAD, saltando para o 10.º lugar e com sete pontos de vantagem sobre a linha de água.
O melhor
Dos seis principais campeonatos da Europa, F. C. Porto é a única equipa que ainda não perdeu.
O portista Evanilson já tem nove golos no campeonato e marcou nas últimas três jornadas.
Denilson Júnior é o artilheiro dos castores na Liga. O brasileiro conta seis golos marcados até agora.
E o pior
O F. C. Porto faz o quinto jogo em duas semanas, e Conceição tem de gerir a frescura física da equipa.
Os dragões só não sofreram golos em dois dos últimos nove jogos da Liga.
O P. Ferreira tem o segundo pior ataque do campeonato (20 golos) e apenas o Belenenses SAD fez pior (14) até agora.
Sporting - Arouca
Sábado, 20.30 horas, SporTV1
O campeão nacional atravessa um momento complicado e tem cada vez menos margem de manobra na procura do "bi". O empate no terreno do Marítimo, na última jornada, só não teve mais consequências porque, no dia seguinte ao duelo na Madeira, o F. C. Porto tropeçou em casa com o Gil Vicente. A diferença para o líder manteve-se nos seis pontos, mas os leões também têm de olhar para baixo na classificação, já que o Benfica está mais próximo (quatro pontos) do segundo lugar, que, recorde-se, dá entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/23, ao contrário do terceiro, que obriga a disputar uma pré-eliminatória e um play-off.
Concentrado no campeonato, o Sporting sofreu dois grandes abalos nas outras competições que disputa, já que perdeu as primeiras mãos dos oitavos de final da Champions (0-5 com o Manchester City) e das meias-finais da Taça de Portugal (1-2 com o F. C. Porto).
A três pontos de 2020/21
O Sporting já desperdiçou 14 pontos em 24 jornadas campeonato (quatro empates e duas derrotas) quase tanto como em quase toda a Liga 2020/21. Na época passada, a equipa de Ruben Amorim só cedeu sete igualdades e uma derrota (17 pontos), sendo que o único desaire surgiu quando o título já estava assegurado.
Portimonense - Benfica
Sábado, 18 horas, SporTV2
A dez jornadas do final do campeonato, na Luz ainda ninguém atirou a toalha ao chão. Os encarnados recuperaram terreno em relação a F. C. Porto (10 pontos) e Sporting (4) na semana passada e querem continuar a pressionar os rivais em busca, pelo menos, do segundo lugar, que vale o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23. A equipa de Nélson Veríssimo visita o terreno de um Portimonense que não sabe o que é vencer desde a 14.ª jornada: a equipa de Paulo Sérgio soma seis empates e quatro derrotas neste período.
Boavista - Braga
Sábado, 15.30 horas, SportTV1
Jogo de alta tensão no Estádio do Bessa, onde, para a Taça da Liga, os axadrezados golearam o adversário deste sábado por uns incríveis 5-1. A equipa de Petit está, aliás, em alta, já que, depois do empate em casa com o Benfica, conseguiu a primeira vitória fora de casa para o campeonato, triunfando por 3-2 no terreno do Estoril. Já os minhotos visitam a Invicta com a certeza que têm o Gil Vicente bem perto (quatro pontos) do quarto lugar e depois de um desapontante nulo na pedreira frente ao Santa Clara, que acabou o encontro reduzido a nove elementos.
Gil Vicente - Estoril
Sexta-feira, 20.15 horas, SporTV1
Os galos procuram dar seguimento ao empate no Dragão e mais um passo rumo à qualificação para a Liga Europa. O Gil Vicente tem 41 pontos conquistados e, com mais 30 em disputa, está de olho no recorde absoluto do clube na Liga. Em 1999/2000, sob o comando de Álvaro Magalhães, a equipa de Barcelos somou 53 pontos, marca que Ricardo Soares não considera impossível de superar.
"É uma marca enorme, não é por acaso que é a melhor classificação da história do clube, mas a nossa preocupação não é essa, mas demonstrar a nossa capacidade, valorizar o jogo e ter um futebol positivo. Se é possível? É, há 10 jogos e muitos pontos em disputa e vamos lutar até à exaustão, mas não pelo recorde", afirmou o treinador.
Equipas prováveis
Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Lucas Cunha, Rúben Fernandes e Talocha; Aburjania, Pedrinho e Fujimoto; Léautey, Fran Navarro e Samuel Lino
Indisponíveis: Frelih e Murilo Souza (lesionados); Vítor Carvalho (castigado)
Treinador: Ricardo Soares
Estoril: Daniel Figueira; David Bruno, Bernardo Vital, Patrick William e Racine Coly; João Gamboa, Francisco Geraldes e André Franco; Mboula, Leonardo Ruiz e Arthur Gomes
Indisponíveis: Lucas Áfrico e Rui Fonte (lesionados)
Treinador: Bruno Pinheiro
Figuras em destaque
Fran Navarro - Gil Vicente, avançado, 24 anos
Barcelos nunca teve um goleador assim. Fran Navarro foi o herói dos gilistas no empate obtido no Estádio do Dragão, assinando um golo só ao alcance dos craques. Com um toque de calcanhar tirou Mbemba e Fábio Cardoso do caminho e finalizou com muita classe na cara de Diogo Costa. Foi assim que Fran Navarro festejou o 13.º golo na Liga e tornou-se no melhor marcador de sempre dos gilistas numa única edição do campeonato, superando os 12 tentos de Ferreira em 2003/04. Com dez jornadas pela frente, o espanhol pode subir, e muito, a fasquia.
Darwin Núñez - Benfica, avançado, 22 anos
Com sete golos nos últimos seis jogos do campeonato, o avançado uruguaio continua de pé bem quente e alimenta a esperança do Benfica em subir na classificação. Darwin já conta 20 tentos no campeonato e lidera a lista de artilheiros.
Simon Banza - Famalicão, avançado, 25 anos
Três vitórias consecutivas permitiram ao Famalicão dar um salto para o 11.º lugar do campeonato e os bons resultados têm um ponto em comum. Simon Banza fez o gosto ao pé frente a Moreirense, Marítimo e Tondela. Em alta.
Europa
Datas e horas dos jogos dos cinco principais campeonatos europeus: