A temporada de afirmação de Evanilson no plantel de Sérgio Conceição estende-se para lá da fronteira. Com 18 golos em 37 jogos oficiais até agora, é o avançado brasileiro mais eficaz entre os que atuam nos seis principais países futebolísticos do Velho Continente.
Corpo do artigo
Dos 18 tentos em 2021/22, 11 foram marcados no campeonato português e sete na Taça de Portugal, com Evanilson a superiorizar-se, em termos absolutos, a Vinícius Júnior, do Real Madrid, que marcou 17 golos em 39 encontros.
O merengue leva, no entanto, vantagem nos golos no campeonato (14 em 27 partidas), sendo que o lugar mais baixo no pódio dos avançados brasileiros também atua em Portugal. Samuel Lino, do Gil Vicente, tem 11 tentos em 31 partidas, batendo, por exemplo João Pedro Galvão, do Cagliari (Itália), com 10 em 31.
Cassiano, do Vizela, já festejou nove vezes em 24 partidas, mostrando o mesmo rendimento de Raphinha, do Leeds (Inglaterrra), que precisou de 28 encontros para obter o mesmo nível de eficácia em frente das balizas adversárias.
Aos 22 anos, Evanilson cumpre a segunda época completa no F. C. Porto. Em 2020/21 fez 24 jogos pela equipa de Sérgio Conceição e marcou quatro golos, acrescentando ainda seis tentos pela equipa B dos dragões, em cinco partidas.
Contratado ao Fluminense por 7,5 milhões de euros, o ponta de lança tem contrato com os dragões até junho de 2025 e está protegido por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

