O Benfica venceu o Estoril Praia com um golo apontado por António Silva, no período de descontos, e é líder do campeonato, à condição. O VAR, Rui Costa, inverteu uma grande penalidade assinalada a favor do Benfica, por alegada falta de Koindredi sobre Chiquinho. Gonçalo Guedes voltou a jogar, cinco meses depois.
Corpo do artigo
O Benfica venceu o Estoril Praia na visita ao clube da Linha de Cascais, este sábado, em jogo da oitava jornada da primeira liga.
O conjunto orientado por Roger Schmidt assumiu a iniciativa do jogo, mas concedeu várias oportunidades de contra-ataque ao Estoril Praia, que ameaçou o golo em várias ocasiões. Apesar da instabilidade exibicional do Benfica, o central António Silva, no período de descontos, garantiu a conquista dos três pontos, que dão a liderança provisória do campeonato ao Benfica, com um golo marcado na sequência de um pontapé de canto, e um corte providencial, a evitar o golo do empate do Estoril Praia, no último lance do encontro.
As águias acumularam algumas perdas de bola no primeiro terço do terreno, durante a primeira parte, apesar do maior controlo da posse de bola, que originaram alguns lances de perigo para a linha defensiva encarnada, mas conseguiram, com alguma consistência, chegar perto da baliza do Estoril Praia, somando oito remates no primeiro tempo (apenas um na direção da baliza).
Casper Tengstedt desperdiçou duas oportunidades de golo durante o primeiro tempo. David Neres esteve perto do golo, mas Marcelo Carnê, com reflexos apurados, travou o remate do extremo brasileiro.
No segundo tempo, o Benfica, à procura do golo, acelerou o ritmo do jogo, e as oportunidades de golo começaram a surgir para as duas equipas, com o jogo "partido".
Aos 54 minutos, Heriberto Tavares atirou ao poste da baliza defendida por Trubin, e, dois minutos depois, chegou a resposta encarnada: Marcelo Carnê brilhou de novo, ao travar dois remates seguidos, de Otamendi e João Mário.
André Narciso assinalou grande penalidade a favor do Benfica aos 63 minutos, por falta de Koindredi sobre Chiquinho. No entanto, o VAR, Rui Costa, chamado a intervir, entendeu que o médio do Estoril Praia não cometeu falta sobre o centrocampista encarnado, e invertou o penálti assinalado por André Narciso.
António Silva aproveitou uma assistência de Musa, de cabeça, dentro da área do Estoril Praia, depois de um canto batido do lado direito por David Neres, para marcar o golo da vitória do Benfica, aos 90+3 minutos. No último lance do encontro, o central das águias evitou, ainda, o golo do empate do Estoril Praia, que seria de Bernardo Vital, com um corte de cabeça, em cima da linha de golo.
Gonçalo Guedes, emprestado pelo Wolverhampton ao Benfica, regressou à competição, depois de ter recuperado de uma lesão que o afastou dos relvados durante cinco meses. O extremo português lesionou-se no encontro da penúltima jornada do campeonato da temporada passada, frente ao Sporting, que terminou empatado por 2-2, e teve, posteriormente, de ser operado ao joelho.
O Benfica ocupa, atualmente, o primeiro posto da classificação, com 21 pontos, com mais um jogo disputado do que o Sporting, que soma 19 pontos, e vai defrontar, ainda esta jornada, o Arouca, no domingo.