António Silva, jovem central do Benfica, tem estado em evidência esta temporada e debaixo de olho de Fernando Santos.
Corpo do artigo
António Silva é um dos nomes mais falados do futebol português atualmente. O central de apenas 18 anos tem mostrado uma maturidade impressionante para alguém de tão tenra idade, sobretudo quando se analisa o contexto competitivo onde já ingressou como, por exemplo, nos embates da Liga dos Campeões frente a Juventus e PSG, dois gigantes europeus, em que as exibições do defesa foram bastantes positivas. Por estes motivos, é um dos jogadores que Fernando Santos já admitiu estar atento.
Formado no Benfica, o jovem estreou-se na equipa principal em agosto frente ao Boavista, no lugar do castigado Otamendi. A segurança que demonstrou saltou à vista dos adeptos, mas António Silva voltou a ser suplente no jogo seguinte diante do Paços de Ferreira. Mas a lesão de Morato abriu-lhe as portas ao onze e, a partir daí, nunca mais o largou. São sete jogos consecutivos a titular e a jogar os 90 minutos, entre eles os três embates para a Liga dos Campeões.
Um dos fatores que se destaca aos olhos dos adeptos benfiquistas é a forma como António Silva é destemido dentro de campo, não mostrando medo de se bater contra ninguém ou defender os colegas de equipa. No encontro frente à Juventus, após Bonucci, experiente central italiano, ir tirar satisfações com João Mário, António Silva aproximou-se com o dedo em riste para defender o médio. "Toda a gente sabe do historial que o Bonucci tem no futebol europeu, mas dentro de campo não se liga a nomes e o mais importante é defender o Benfica e foi isso que eu tentei fazer", disse, em setembro, em entrevista à BPlay. Este caráter entusiasma os aficionados encarnados, que na quarta-feira, diante do PSG, viram outro episódio semelhante. No final do jogo o guarda-redes Donnarumma teve uma troca de palavras acesa com o jogador do Benfica, que não se amedrontou e fez frente ao gigante italiano.
Para além da forte personalidade, António Silva tem-se destacado pela consistência e segurança defensiva. A leitura e antecipação aos lances defensivos mostram uma maturidade que transcende a tenra idade, e o conforto com a posse da bola dá soluções ofensivas ao Benfica e é uma valência bastante necessária no futebol moderno.
Após o jogo com o PSG, foi questionado se sonhava estar no Mundial 2022. Respondeu, tranquilamente, que sonha em jogar o próximo jogo frente ao Rio Ave. Apesar de não desenvolver este tópico, a seleção portuguesa é um objetivo para o qual aponta e o próprio selecionador Fernando Santos já admitiu que António Silva é um dos nomes a que está atento. Também Julian Weigl, emprestado pelo Benfica ao Borussia Monchengladbach, escreveu no Twitter, através de emojis, que o futuro do central passará pela seleção.
Tem Rúben Dias como referência e, aos 18 anos, parece ter margem de progressão para atingir voos mais altos. Até lá, tem todas as condições para continuar a encantar os adeptos benfiquistas e a mostrar o espírito guerreiro dentro de campo. António Silva - uma certeza no presente e uma promessa para o futuro.