O antigo ciclista Lance Armstrong, irradiado do desporto, recuou esta quinta-feira na intenção de participar numa prova de natação no próximo fim de semana, depois da Federação Internacional de Natação ter pedido à organização que rejeitasse a sua inscrição.
Corpo do artigo
Esta quinta-feira, o jornal norte-americano Statesman noticiou que o ex-atleta, suspenso devido ao uso de doping e despojado dos seus sete títulos na Volta a França, ia competir nos campeonatos Masters de natação dos Estados Unidos, em Austin, uma vez que estes estão fora da alçada da Agência de Controlo Antidopagem Americana (USADA) o que lhe permitia inscrever-se, apesar do seu castigo.
De acordo com o "New York Times", o diretor da US Masters Swimming, entidade organizadora do evento, contactou o agente de Armstrong, depois de ter recebido uma carta da FINA pedindo para negar a participação do texano de 41 anos.
"O seu agente disse-me que ele não queria criar um pesadelo ao nível da comunicação. O Lance pensava que seria divertido nadar com os seus companheiros de treino aqui em Austin, no seu jardim", disse Rob Buthcer ao jornal norte-americano.
Armstrong estava inscrito nas provas de 500 jardas (457 metros), 1.000 jardas (914 metros) e 1.650 jardas (1.508 metros) livres, tendo, entre os inscritos, a segunda melhor marca nas 1.000 jardas e as terceiras melhores nas restantes provas.
O norte-americano iniciou a sua carreira desportiva como nadador, antes de se dedicar ao triatlo e, posteriormente, ao ciclismo.
Depois de anos de negações, o ex-recordista de vitórias do Tour reconheceu, numa entrevista a Oprah Winfrey, emitida em janeiro, que tinha recorrido ao doping durante praticamente toda a sua carreira.