Arsenal goleia no dérbi do norte de Londres e consolida liderança da Liga inglesa

Gunners na frente do campeonato
Foto: Ben Stansall / AFP
O Arsenal consolidou este domingo a liderança da Liga inglesa de futebol, depois de se impor ao Tottenham, por 4-1, no dérbi do norte de Londres da 12.ª jornada, beneficiando da derrota do Manchester City na véspera.
Corpo do artigo
Um dia depois da derrota dos citizens em casa do Newcastle (2-1), o Arsenal soube aproveitar para aumentar a vantagem no topo da classificação, passando a somar 29 pontos, mais seis do que o Chelsea, que defronta na próxima jornada, e sete do que o Manchester City, que caiu para terceiro.
O belga Leandro Trossard (36) deu vantagem aos "gunners", num encontro em que Eberechi Eze foi a grande figura, com um hat-trick, aos 41, 46 e 76 minutos, no seu primeiro dérbi do norte de Londres.
Depois de uma primeira parte em que não fez qualquer remate, o Tottenham ainda reduziu no seu primeiro "tiro" em toda a partida, num chapéu quase do meio-campo do brasileiro Richarlison (55), depois de uma recuperação de bola do português João Palhinha.
Com este resultado, os "spurs", que não vencem em casa do Arsenal para o campeonato desde novembro de 2010, seguem no nono posto, com 18 pontos, podendo ainda ser ultrapassados pelo Manchester United, de Ruben Amorim, que é 10.º, com os mesmos pontos, e recebe o Everton na segunda-feira.
O Aston Villa manteve o quarto lugar da Premier League, com 21 pontos, depois de vencer em casa do Leeds, 18.º e antepenúltimo, com 11, por 2-1, graças a um "bis" de Morgan Rogers na segunda parte.
O alemão Lukas Nmecha deu vantagem ao Leeds, aos oito minutos, antes de, já na segunda parte, o médio inglês dar o triunfo aos villains, com golos aos 48 e 75.
