Quem se sagrará campeão da Liga? E quem fica com as vagas para a próxima edição da Liga dos Campeões? A reta final do campeonato promete emoções fortes.
Corpo do artigo
A temporada entra na fase das decisões e os clubes puxam das calculadoras para anteverem cenários, que têm implicações muito para lá do último fim de semana de maio, para quando está agendada a derradeira jornada da Liga.
Para lá da corrida pelo título, para a qual o Benfica parte com uma vantagem confortável nas últimas nove jornadas, falta ainda definir quem ocupará as vagas que dão acesso à próxima edição da Liga dos Campeões. São muitos milhões de euros que estão em causa e que obrigam a contas um tanto ou quanto complexas.
Começando pelo início, a liderança da Liga é ocupada pelo Benfica, posição reforçada no passado fim de semana, quando venceu o Vitória de Guimarães (5-1) e viu os concorrentes Sporting de Braga e F. C. Porto empatarem a zero.
Esses resultados deixaram as águias com 10 pontos de vantagem sobre os dragões, que seguem no segundo lugar, e 12 sobre os bracarenses, que fecham o pódio.
O cenário é para lá de interessante para o Benfica, que se tem exibido a um nível altíssimo ao longo da época e conseguido aliar exibições bem conseguidas a resultados positivos. Mas será que poderemos dar a questão pelo título como resolvida?
Após o jogo em Braga, Sérgio Conceição, treinador do F. C. Porto, garantiu que a sua equipa "não atirou a toalha ao chão" e Toni, glória viva dos encarnados, acredita ser fundamental que as águias não percam o foco nas nove jornadas que faltam disputar até ao final da Liga.
"É um erro que os jogadores caiam na tentação de pensar que o título já está entregue", partilhou o treinador, à margem do Fórum de Treinadores da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), e as razões para esse discurso cauteloso são fáceis de identificar.
No plano teórico, o Benfica tem o calendário mais exigente entre os rivais pelo cetro de campeão nacional. As águias ainda têm de defrontar F. C. Porto, Sporting de Braga e Sporting, para além de deslocações exigentes a Vila do Conde, onde os dragões caíram com estrondo esta época, ou a Chaves, para defrontar uma equipa que ganhou em Alvalade e em Braga.
A tudo isto há que juntar a Liga dos Campeões, onde os encarnados continuam em prova e com boas perspetivas de, pelo menos, atingirem as meias-finais. Nos "quartos" medirão forças com o Inter Milão, que afastou, com muitas dificuldades, o F. C. Porto na ronda anterior.
A gestão física e de expectativas, por parte da equipa técnica liderada por Roger Schmidt, será fundamental para os últimos meses de competição das águias.
Trio atento aos milhões
Para que a corrida pelo título ganhe outra emoção será sempre necessário que o Benfica escorregue em mais do que um jogo.
Bem mais apertadas são as contas pelas vagas nas competições europeias, com especial enfoque na milionária Liga dos Campeões, cujas receitas têm um impacto forte nas contas dos clubes portugueses.
À entrada para as derradeiras nove jornadas, o F. C. Porto segue na segunda posição, que garante a entrada direta na fase de grupos, com apenas dois pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, que ocupa o terceiro posto, que vale uma vaga na 3.ª pré-eliminatória da Champions na próxima época.
Tanto portistas como bracarenses ainda têm de visitar o Estádio da Luz até ao final da época, sendo que ambos disputam, pelo meio, as meias-finais da Taça de Portugal, frente a Famalicão e Nacional, respetivamente.
As visitas do F. C. Porto a Arouca e Famalicão e do Sporting de Braga a Chaves e à casa do Boavista são outros pontos relevantes no final de temporada de ambas as equipas, sendo que os dragões fecham o campeonato frente ao atual quinto classificado, o Vitória de Guimarães.
Na perseguição a esta dupla, mas não muito longe, está o Sporting, que tem menos um jogo realizado do que a concorrência. Os leões estão a seis pontos de distância do terceiro lugar e a oito do segundo, margem que pode ser encurtada caso vençam o encontro em atraso com o Gil Vicente, referente à 25.ª jornada.
Ainda assim, o calendário dos verde e brancos vai apertar até ao fecho da Liga.
Na penúltima jornada recebem o Benfica, sendo que ainda têm de visitar os estádios de Casa Pia, Vitória de Guimarães e Vizela, este na derradeira ronda do campeonato.
Depois há um sonho europeu por que lutar, o qual ganhou mais força após o triunfo diante do Arsenal nos oitavos de final da Liga Europa. Segue-se a Juventus no caminho do Sporting, mais um osso duro de roer para um leão que se tem mostrado de garras bem afiadas nos últimos meses. Conseguirá manter o ritmo nas duas competições?
Como se percebe, as definições da temporada 2022/2023 continuam longe de terem contornos nítidos. Com os pontos a valerem ouro na reta final, as surpresas podem surgir a qualquer momento, pelo que o melhor é mesmo aguardar para ver como se saem os candidatos nas nove jornadas que faltam disputar. As contas, essas, só ficarão fechadas nos finais de maio.
Calendário de jogos
Benfica (1.º lugar, 68 pontos)
26.ª jornada: Rio Ave-Benfica (02/04; 18 horas)
27.ª jornada: Benfica-F. C. Porto (07/04; 18 horas)
28.ª jornada: Desportivo de Chaves-Benfica
29.ª jornada: Benfica-Estoril
30.ª jornada: Gil Vicente-Benfica
31.ª jornada: Benfica-Sporting de Braga
32.ª jornada: Portimonense-Benfica
33.ª jornada: Sporting-Benfica
34.ª jornada: Benfica-Santa Clara
F. C. Porto (2.º lugar, 58 pontos)
26.ª jornada: F. C. Porto-Portimonense (02/04; 20.30 horas)
27.ª jornada: Benfica-F. C. Porto (07/04; 18 horas)
28.ª jornada: F. C. Porto-Santa Clara
29.ª jornada: Paços de Ferreira-F. C. Porto
30.ª jornada: F. C. Porto-Boavista
31.ª jornada: Arouca-F. C. Porto
32.ª jornada: F. C. Porto-Casa Pia
33.ª jornada: Famalicão-F. C. Porto
34.ª jornada: F. C. Porto-Vitória de Guimarães
Sporting de Braga (3.º lugar, 56 pontos)
26.ª jornada: Desportivo de Chaves-Sporting de Braga (02/04; 15.30 horas)
27.ª jornada: Sporting de Braga-Estoril (08/04; 20.30 horas)
28.ª jornada: Sporting de Braga-Gil Vicente
29.ª jornada: Casa Pia-Sporting de Braga
30.ª jornada: Sporting de Braga-Portimonense
31.ª jornada: Benfica-Sporting de Braga
32.ª jornada: Sporting de Braga-Santa Clara
33.ª jornada: Boavista-Sporting de Braga
34.ª jornada: Sporting de Braga-Paços de Ferreira
Sporting (4.º lugar, 50 pontos (-1 jogo))
25.ª jornada: Gil Vicente-Sporting (05/04; 20.15 horas)
26.ª jornada: Sporting-Santa Clara (01/04; 20.30 horas)
27.ª jornada: Casa Pia-Sporting (08/04; 18 horas)
28.ª jornada: Sporting-Arouca
29.ª jornada: Vitória de Guimarães-Sporting
30.ª jornada: Sporting-Famalicão
31.ª jornada: Paços de Ferreira-Sporting
32.ª jornada: Sporting-Marítimo
33.ª jornada: Sporting-Benfica
34.ª jornada: Vizela-Sporting