Mérito desportivo foi o método utilizado para definir a subida. Salgueiros é o eleito para preencher a vaga pertencente à Associação de Futebol do Porto.
Corpo do artigo
É oficial: o Salgueiros está de regresso ao Campeonato de Portugal. A confirmação surge após o comunicado da Associação de Futebol do Porto, publicado esta sexta-feira, em que deliberou, por unanimidade, considerar os líderes das séries 1 e 2 da divisão de Elite, Salgueiros e Tirsense, para subirem ao Campeonato de Portugal.
A associação portuense optou pelo método que privilegia o mérito desportivo, fixado pela UEFA e adotado pela FPF, na questão das subidas à LigaPro. Assim, o Salgueiros, que era a equipa com mais pontos nas duas séries (57 pontos) garante a vaga nos nacionais.
No caso de existir alguma desistência, a FPF vai recorrer ao "ranking" das associações para indicar o substituto. Uma vez que a A. F. Porto ocupa a primeira opção da lista, o Tirsense pode beneficiar desse estatuto para seguir o mesmo caminho que o Salgueiros.
Na quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tinha anunciado a criação de uma III Liga em 2021/22, razão pela qual, na próxima temporada, o Campeonato de Portugal será alargado a 96 equipas.