Segundo escalão do futebol nacional continua a atrair talento e também atletas com créditos firmados no futebol português
Corpo do artigo
Liga 2 Há um campeonato em Portugal de constante tudo ou nada, em que os favoritos se diluem a cada jornada. Uma prova em que todos os jogos são de tripla, sem ponta de exagero, sendo que quem não levar este preceito a sério, por norma, passa mal, alguns sem perceberem como ou porquê. Uma competição, também, de bancadas repletas, que recebeu mais de 555 mil adeptos só na temporada transata.Tamanha competitividade, e visibilidade, atrai à Liga 2 muitos aventureiros da bola, mesmo aqueles que já tocaram o céu no futebol nacional. É o caso de André André, aos 34 anos reforço no Leixões, que foi campeão nacional pelo F. C. Porto, em 2018, e representou a seleção nacional em quatro ocasiões.
A Chaves chegou outro médio com "pedigree" de seleção, Pedro Tiba, este convocado mas nunca utilizado em jogos oficiais da equipa da quinas. Estas movimentações de mercado fortalecem uma prova que já contava com outros internacionais AA lusos, casos de André Santos, da Oliveirense, Marafona e Antunes, do Paços de Ferreira, onde também joga Rui Fonte, que, à semelhança de Tiba, fez parte de convocatórias da seleção principal portuguesa, sem nunca se ter estreado.Juntando-se-lhes os vários futebolistas internacionais, oriundos das mais variadas latitudes, e os talentos descobertos em divisões inferiores, sem esquecer as pérolas das equipas B de F. C. Porto e Benfica, a próxima edição da Liga 2 promete não defraudar as expetativas.
O Desportivo de Chaves, recém-despromovido da Liga, e o Marítimo, que falhou a subida por pouco na época passada, partem à frente numa corrida com vários pretendentes às vagas de acesso à Liga, casos de Viseu, Paços de Ferreira, Portimonense ou Torreense, para lá de um renovado Vizela, de um Tondela que deixou boas indicações na pré-época ou de uma Oliveirense cerebral no mercado. E se os dois primeiros lugares são os mais desejados, convém não esquecer que o terceiro tem sido sempre sinónimo de promoção, desde que foi criado o play-off de colocação na Liga, em 2021.
1.ª JORNADA
Marítimo - Tondela
SÁBADO - 11H / SPORT TV1
Mafra - P. Ferreira
SÁBADO - 14H / SPORT TV+
Leixões - Benfica B
SÁBADO - 15.30H / SPORT TV3
Ac.º Viseu - Chaves
SÁBADO - 18H / SPORT TV3
Penafiel - Oliveirense
DOMINGO -11H / SPORT TV1
Torreense - Feirense
DOMINGO -14H / SPORT TV+
F. C. Porto B - Alverca
DOMINGO -18H / PORTO CANAL
U. Leiria - Vizela
DOMINGO -20.30H / SPORT TV4
Felgueiras - Portimonense
2.ª FEIRA - 18H / SPORT TV+