O Atlético de Madrid reforçou este sábado o segundo lugar da Liga espanhola, colocando-se com dez pontos de vantagem em relação ao campeão em título, Real Madrid, ao vencer por 1-0 no reduto do Eibar, em encontro da 19.ª jornada.
Corpo do artigo
Um golo do francês Kevin Gameiro, servido pelo compatriota Antoine Griezmann, aos 27 minutos, foi suficiente para os "colchoneros" vencerem e passarem a somar 42 pontos, colocando-se, provisoriamente, a seis do líder Barcelona.
A formação comandada por Diego Simeone poderia ter chegado ao segundo tento aos 74 minutos, por Griezmann, mas sofreu muito no último quarto de hora, com o ex-benfiquista Oblak a segurar o triunfo, nomeadamente dois cabeceamentos de Paulo Oliveira.
9046009
Na tabela, o Atlético de Madrid distanciou-se, à condição, do Valência (37 pontos), e já conta mais 10 pontos do que o campeão em título Real Madrid, que somou a quarta derrota na prova, ao perder por 1-0 na receção ao Villarreal, que nunca tinha triunfado no Bernabéu.
Um golo de Pablo Fornals, um chapéu ao costa-riquenho Keylor Navas, na sequência de um canto favorável aos merengues, aos 87 minutos, selou o terceiro desaire caseiro da equipa "merengue", que pode ficar a 19 pontos do líder Barcelona.
Os comandados de Zinedine Zidane, que já tinham perdido em casa com o Bétis (0-1) e com os catalães (0-3), colecionaram igualmente o terceiro jogo consecutivo na competição sem vencer, sendo que só somaram uma vitória nas últimas sete jornadas.
Pela quinta vez na competição, o Real Madrid ficou em branco, com o português Cristiano Ronaldo, que jogou os 90 minutos e voltou a não ser a solução para os problemas merengues, a concluir a primeira volta com míseros quatro golos, em 14 jogos.
Na tabela, os detentores dos títulos europeu e mundial, que têm um jogo em atraso, continuam com 32 pontos, no quarto posto, a cinco do Valência, 10 do Atlético de Madrid e 16 do Barcelona.
Por seu lado, o Villarreal saltou, provisoriamente, para o quinto lugar, com 31 pontos, a um dos madrilenos e com mais dois do que o Sevilha.
Christian Stuani, que marcou de grande penalidade, acabou substituído após sofrer um traumatismo cranioencefálico
Antes, o Girona goleou em casa o Las Palmas por 6-0, numa goleada iniciada pelo avançado uruguaio Christian Stuani, que marcou de grande penalidade, aos 25 minutos, e acabou substituído ao intervalo, após sofrer um traumatismo cranioencefálico, com perda de memória e conhecimento.
No arranque da segunda parte, o queniano Michael Olunga rendeu Stuani e acabou por ser o homem do jogo, ao assinar um hat-trick, com golos aos 57, 70 e 79 minutos. Borja Garcia, aos 64, e Portu, aos 74, também contribuíram para a goleada.
Com este resultado, o Girona ascendeu provisoriamente ao nono lugar, com 26 pontos, enquanto o Las Palmas segue no último posto, com 11.
A 19.ª jornada arrancou na sexta-feira, com o Getafe a receber e vencer o Málaga, por 1-0, num jogo que levou ao afastamento de Michel do comando técnico da formação forasteira.