O título da liga espanhola de futebol vai ser decidido na derradeira jornada, no já muito esperado FC Barcelona-Atlético de Madrid, equipas que hoje empataram os seus jogos e viram o Real Madrid sair da corrida.
Corpo do artigo
Os catalães, em busca da revalidação do estatuto de campeões, tiveram uma "pontinha" de sorte no desfecho de domingo, pois saíram do terreno do Elche - que garantiu a permanência com o ponto conquistado - com um resultado (0-0) que podia ter beneficiado o Atlético de Madrid.
Porém, os "colchoneros", líderes do campeonato, após 37 jornadas disputadas, com mais três pontos do que o FC Barcelona, não conseguiram melhor do que um empate a um golo, em casa, frente ao Málaga.
Com o português Tiago entre os titulares, a equipa de Diego Simeone foi surpreendida com um golo de Samu, avançado dos malaguenhos, que contaram com os lusos Duda, Eliseu e Antunes de início.
Mas, um golo do belga Alderweireld, aos 74 minutos, voltou a empolgar as bancadas esgotadas do Estádio Vicente Calderón, que iam sabendo, ao segundo, que bastava um golo para se sagrarem campeões.
Provavelmente no sábado, no Nou Camp, o Atlético de Madrid apenas precisa de um empate para repetir um título que não conquista desde 1995/96, enquanto o "Barça" tem que ganhar para somar o quinto em seis anos e segundo consecutivo.
A penúltima jornada do campeonato espanhol ficou marcada também pelo arredar do Real Madrid das contas do título, matematicamente afastado graças à derrota por 2-0 no terreno do Celta de Vigo.
Sem Cristiano Ronaldo e Pepe, mas com Fábio Coentrão desde os 56 minutos, os madridistas foram batidos com dois golos do brasileiro Charles (43 e 63), culminando com uma derrota uma série de três jogos sem ganhar, a contar os empates imediatamente anteriores com Valência e Valladolid.
O Sevilha, adversário do Benfica na final da Liga Europa, que se disputa quarta-feira, em Turim, foi derrotado por 1-0 no terreno do Getafe - golo de Sergio Ecudero, aos 70 minutos -, numa partida em que o treinador Unai Emery aproveitou para poupar a maioria dos principais jogadores.
No que diz respeito aos lugares de despromoção, já com o Bétis de "malas aviadas" para o escalão secundário, Osasuna (19.º) e Valladolid (18.º), ambos com 36 pontos, ainda mantêm esperanças, tendo em conta que Granada (38), Getafe e Almeria (39) ainda podem ser perder lugares na última jornada da prova, no próximo fim de semana.