O Audi R18 do dinamarquês Tom Kristensen, do escocês Allan McNish e do francês Loïc Duval venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans, corrida marcada pela morte de Allan Simonsen e na qual o português Pedro Lamy abandonou.
Corpo do artigo
Na 81.ª edição da histórica prova de resistência automóvel, que se realiza há 90 anos, a Audi alcançou a sua 12.ª vitória, quarta consecutiva, enquanto Kristensen subiu ao topo do pódio pela nona vez, desde 1997, dedicando o triunfo ao compatriota Simonsen, que morreu no sábado, aos 34 anos, na sequência de um violento acidente com o seu Aston Martin na terceira volta.
Antes da cerimónia do pódio, Simonsen, que participava pela sétima vez na corrida do circuito de La Sarthe, foi alvo de uma breve homenagem por parte de Jacky Ickx, seis vezes vencedor em Le Mans, e Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l'Ouest (ACO).
Pouco menos de 24 horas depois, Kristensen, recordista de vitórias, cruzou a linha com uma volta de avanço sobre Toyota híbrido número 8 do trio Buemi-Davidson-Sarrazin (348 voltas contra 347), no final de uma corrida com vários períodos de chuva e em que o "safety-car" entrou 11 vezes, mantendo a corrida neutralizada cerca de seis horas no total.
Também com 347 voltas, o Audi R18 pilotado por Gené, Di Grassi e Jarvis terminou na terceira posição na principal categoria, P1.
Entre os portugueses, Pedro Lamy, que pilotou o Aston Martin Vantage número 98 juntamente com Paul Dalla Lana e Bill Auberlain, foi obrigado a abandonar, com o motor partido, quando seguia na sétima posição da categoria GTE Pro, depois da família de Simonsen ter pedido para a equipa manter os carros em pista, apesar do trágico acidente.
"A equipa estava um pouco confusa. Ninguém acreditava no que tinha acontecido. Não é fácil perder um colega de equipa. Conhecia bem o Allan, pois tinha sido meu companheiro de equipa este ano nas 24 Horas de Nurburgring. Era um grande piloto. Depois do que aconteceu, a desistência é o que menos importa este fim de semana", referiu Pedro Lamy.
Rui Águas, fazendo equipa com Potolicchio e Bright num Ferrari 458 Italia, terminou em 38.º, com 294 voltas, e em nono na categoria GTE Am, enquanto Manuel Rodrigues, com Macneil e Dumas, no Chevrolet Corvette C6 ZR1, ficou em 42.º, décimo na mesma categoria, com 268.