A Autoridade Antidopagem de Portugal anunciou este sábado ter definido uma nova metodologia de controlos de dopagem no futebol profissional, com a realização de um mínimo de dois controlos da Liga e um da Liga de Honra por jornada.
Corpo do artigo
Para "garantir a eficácia do sistema de luta contra a dopagem nas competições profissionais de futebol em termos preventivos" e uma "distribuição homogénea" dos controlos, a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) determinou que serão feitos "um mínimo de dois controlos determinados por sorteio da Liga e um mínimo de um na Liga de Honra, em cada jornada".
Além disso, serão ainda feitos controlos fora de competição, num "mínimo de três controlos por equipa da Liga e um mínimo de dois da Liga de Honra, em cada época competitiva".
Em comunicado, a ADoP assegura que esta "nova metodologia para seleção de controlos" ocorre depois de ter sido ouvido o Conselho Nacional Antidopagem e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
"Esta nova metodologia tem como principais objectivos o reforço da aleatoriedade no sistema de selecção de controlos de dopagem e a valorização dos controlos de dopagem fora de competição como elemento fundamental para a dissuasão da utilização de substâncias e métodos proibidos, para a garantia da preservação da verdade desportiva e da saúde dos praticantes desportivos", sustenta a ADoP, em comunicado.