Empate no polémico clássico não deixou tudo igual no topo da classificação, mas coloca o F. C. Porto em situação muito favorável para voltar a ser campeão.
Corpo do artigo
À primeira vista, pode parecer que o clássico entre F. C. Porto e Sporting deixou tudo na mesma. Na prática, contudo, o cenário é diferente e tem rosas e espinhos para os dragões. Por um lado, mantêm a diferença para o maior rival na luta pelo título; por outro, ficam sem vantagem no confronto direto com os leões, o que significa que os seis pontos de avanço são, efetivamente, cinco, já que numa eventual igualdade pontual é o leão que assume a dianteira. Certo também é que os portistas vão abordar o resto do campeonato numa situação que é nova desde que as vitórias valem três pontos.
Desde a década de 1990, nunca um líder entrou nas últimas doze jornadas do campeonato com meia dúzia de pontos a separá-lo do segundo classificado. No período em questão, têm sido múltiplos os exemplos de líderes que chegam a esta fase do campeonato em situações mais ou menos confortável e para todos os gostos, desde dez, nove, oito, cinco e quatro pontos de vantagem para defender, mas é a primeira vez que um fosso como o atual se faz sentir. A novidade, contudo, é meramente numérica. Encontrar casos em que se recuperam desvantagens dessa dimensão só não é impossível porque, em 2011/12, o Benfica claudicou precisamente em benefício do F. C. Porto, de Vítor Pereira.
Mas, 22 jornadas depois do arranque deste campeonato, não é só a vantagem para o Sporting que deixa antever festa azul e branca no final da época. Os leões precisam de ajuda alheia para revalidarem o título, só que, olhando para o que se passou até agora, tal não é previsível. Na primeira volta, o F. C. Porto venceu todos os adversários que defrontará nas próximas 12 jornadas.
Invencibilidade dura há 50 jogos
Com o empate frente ao Sporting, os dragões aumentaram para 50 a série de jogos seguidos sem perder para o campeonato. A equipa de Sérgio Conceição não perde para a Liga desde outubro de 2020. O recorde é de 56 jogos, do Benfica, desde 1978/79.
Série de vitórias acaba nas 16
Com a igualdade na receção ao Sporting, o F. C. Porto perdeu os primeiros pontos do campeonato a jogar em casa. Antes do clássico, os dragões iam numa série de 16 vitórias seguidas para a Liga.
Pepe expulso dez anos depois
O central portista viu o vermelho após o clássico com os leões e interrompeu um período de mais de uma década sem ser expulso em clubes. A última vez tinha sido em novembro de 2011, no Real Madrid.