Valor de Rúben Dias, Bernardo Silva e João Cancelo só é inferior em 41 milhões ao do plantel do Sporting. Última vitória leonina frente a ingleses foi em 2012, em Alvalade, e o adversário era o... Manchester City.
Corpo do artigo
Não é difícil de perceber que o Sporting tem uma tarefa quase hercúlea para ultrapassar o colosso Manchester City nos oitavos de final da Champions. A primeira mão disputa-se esta terça-feira (20 horas, Eleven 1), em Alvalade, e olhando para a riqueza dos clubes ficam ainda mais evidentes as dificuldades que os leões vão enfrentar, mesmo sabendo que, como se diz, o dinheiro não ganha jogos.
14588867
Nos comandos de Pep Guardiola estão três internacionais portugueses: Rúben Dias, Bernardo Silva e João Cancelo, todos imprescindíveis para o técnico espanhol. Olhando para os números do portal especializado Transfermarkt, a valorização dos três lusos é quase tanta como... todo o plantel do Sporting. O central e o médio estão ambos avaliados em 75 milhões de euros e, somando os 60 milhões do lateral, temos um total de 210 milhões de euros. Ora, olhando para toda a composição do plantel dos leões, o mesmo site atribui-lhe um valor de 251,7 milhões de euros.
14589044
Somando os três principais ativos financeiros dos cityzens, ultrapassa-se o valor do conjunto de Alvalade. Kevin De Bruyne, Raheem Sterling e Phil Foden valem, em conjunto, 260 milhões de euros. O belga está cotado em 90 milhões de euros e os ingleses em 85 milhões de euros cada.
À procura da história
Na memória e a favor dos leões está o último confronto entre ambos. Em 2012, o conjunto de Alvalade eliminou os ingleses da Liga Europa, vencendo 1-0 em Alvalade e saindo derrotado em Manchester por 2-3, prevalecendo então os golos marcados fora de casa, o que, atualmente, já não faz parte dos critérios de desempate.
Por outro lado, vencer o campeão inglês seria um feito histórico para os leões, que, na Liga dos Campeões, nunca bateram um clube daquele país - perderam os quatro embates na competição: dois com o Manchester United em 2007 e dois frente ao Chelsea, em 2014, todos na fase de grupos. Ainda assim, e olhando para todo o panorama frente a equipas inglesas, o Sporting venceu nove encontros, empatou seis e perdeu 12, apresentando saldo positivo em golos: marcou 34 e sofreu 32. É preciso, ainda assim, fechar o ciclo de cinco jogos consecutivos sem ganhar frente a conjuntos de Terras de Sua Majestade. A última vitória foi frente ao... Manchester City.