Clube treinado por Renato Paiva, antigo responsável da equipa B das águias, deseja o defesa. Jordi Alba foi associado ao Benfica, mas não está nos planos da SAD
Corpo do artigo
O Bahia é clube que está mais perto de formalizar uma proposta por Gilberto, lateral brasileiro das águias que, à partida, deve deixar o clube neste defeso. O emblema treinado por Renato Paiva, antigo técnico da equipa B das águias, sabe o JN, já falou informalmente com os responsáveis do clube e prepara-se para avançar com uma oferta pelo jogador de 30 anos, que tem contrato com os encarnados até 2025.
Ontem, Alan Espinosa, empresário do brasileiro, confirmou o interesse de equipas canarinhas no futebolista, que foi opção de Roger Schmidt em 30 jogos. "Alguns clubes do Brasil demonstraram interesse concreto no Gilberto durante esta época, mas o Benfica foi irredutível e não aceitou negociar na altura. Essas equipas continuam a segui-lo e, caso façam propostas, levarei o assunto aos dirigentes. Existe a possibilidade de voltar ao Brasil, estamos constantemente a procurar o melhor para o atleta e nenhum cenário está descartado", disse o agente à TNT Sports.
Pedido específico de Jorge Jesus, em 2020, Gilberto foi, esta época, suplente de Bah. E viu inclusive Aursnes ocupar a posição, durante a lesão do dinamarquês, num sinal de pouca crença do técnico alemão na sua capacidade.
Nesse sentido, as águias já têm naturalmente um plano de mercado para reforçar a ala direita da defensiva, caso se concretize a saída do número dois.
Mais adiantada, e já em execução, está a estratégia da contratação de um lateral esquerdo e de um elemento para substituir Enzo Fernández.
Jordi Alba apontado
O internacional espanhol Jordi Alba, lateral que terminou contrato com o Barcelona, foi ontem apontado ao clube da Luz pela imprensa do país vizinho. Segundo o diário Marca, o Benfica e o Inter de Milão teriam encetado contactos para conhecer a vontade do jogador, que está livre para assinar por qualquer clube.
A mesma fonte refere ainda que o lateral, de 34 anos, não exigirá qualquer prémio de assinatura. O jogador terminou uma ligação de 11 anos ao clube catalão, onde auferia cerca de 17 milhões de euros líquidos anuais. Um valor astronómico para a realidade portuguesa. Mas o JN apurou que o recente campeão espanhol não se encontra nos planos da SAD benfiquista.