O Barcelona ganhou fora ao Atlético Bilbau (3-1), reduzido a dez desde os 33 minutos, e já está um ponto à frente do Real Madrid, que ficou em branco em Levante. O Valência também venceu - 2-0 ao Gijón - e é o novo líder isolado da Liga Espanhola.
Corpo do artigo
Segundo jogo sem Messi, segunda vitória do Barça, que não evitou alguns sustos no San Mamés, apesar dos bascos terem jogado quase uma hora em inferioridade - expulsão de Amorebieta (33 m). Depois de uma bola nos postes para cada lado, Keita abriu caminho à vitória (54 m), quase sentenciada por Xavi (73 m). Após a expulsão de Villa (86 m), Gabilondo reduziu (89 m), mas a incerteza só durou mais dois minutos, até ao golo de Busquets.
Com Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo no onze, os merengues dominaram, mas voltaram a falhar na finalização - Higuaín (11 m) e Cristiano Ronaldo (43 m) falharam de baliza aberta. Segundo nulo em cinco jogos e apenas seis golos marcados!
Antes, o Valência, com Ricardo Costa e Manuel Fernandes no onze, já se tinha posto líder isolado, após vencer por 2-0 no campo do Gijón.
Chelsea e Arsenal derrotados
Na Liga Inglesa, o líder Chelsea e o Arsenal perderam a invencibilidade. Os blues foram derrotados fora pelo Manchester City, por 1-0, enquanto os gunners, adversários do Braga na Champions, foram surpreendidos em casa pelo West Bromwich (2-3), o que não acontecia há 27 anos!
Destaque para a primeira vitória do West Ham, com Boa Morte e Manuel da Costa no onze, que bateu em casa o Tottenham (1-0). Raul Meireles foi titular no empate a dois golos do Liverpool em casa com o Sunderland.
Na Bundesliga, o Werder Bremen saiu da zona de descida graças a Hugo Almeida. O bis do português (28 e 85 m) e o autogolo de Demel (25 m) garantiram o triunfo sobre o Hamburgo (3-2). No topo segue o sensacional Mainz, que somou a sexta vitória, em seis jogos, ao bater (2-1) em Munique o campeão Bayern.
Um ponto salvou o Schalke 04, próximo adversário do Benfica na Champions. O primeiro golo de Raul, a três minutos do fim, garantiu o empate (2-2) em casa com o Moenchengladbach.
Em Itália, o Milan derrotou o Génova, de Eduardo e Miguel Veloso, titulares, por 1-0, golo do sueco Ibrahimovic (49 m). Também à Roma bastou um golo, de Vucinic, já nos descontos (90+2 m), para bater em casa o Inter.
Lyon perde e cai para penúltimo
Em França, vida difícil para o Lyon, adversário do Benfica na Champions. Sofreu a quarta derrota ao perder em casa com o líder Saint-Etiènne (0-1) e caiu para penúltimo. A subir está o Marselha, com um golo do ex-dragão Lucho González a garantir a vitória (2-1) sobre o Sochaux.
Outro adversário europeu do Benfica, o Hapoel Telavive, foi derrotado em casa, pelo Ironi Shmona (2-4). Na Liga Europa, o próximo adversário do F. C. Porto, os búlgaros do CSKA, venceram em casa o Montana, por 2-0. O Besiktas, com Quaresma a titular, e o Rapid bateram nos descontos o Antalyaspor (2-1) e o Kapfenberger (3-2). Quanto ao Sporting, apenas jogou o Gent, que bateu o Saint-Trond (2-0)
Oito golos lusos pela Europa
Se Hugo Almeida bisou, outros seis emigrantes fizeram uma vez o gosto ao pé: Danny (Zenit, Rússia), Flávio Paixão (Hamilton, Escócia), Cristovão (Anorthosis, Chipre), João Paulo (Olympiakos, Chipre), Nélson Ferreira e João Paiva (Lucerna, Suíça).