Águias bateram leões em jogo de loucos, vencendo no prolongamento e garantirando o fator casa nos play-offs.
Corpo do artigo
Em caso de vitória do Benfica, as águias conquistavam o fator casa durante os play-offs, garantindo o primeiro lugar da fase regular, o que aconteceu, mas só no prolongamento (85-87). O Sporting, com este desaire, pode cair do segundo para o quinto posto, em caso de vitória dos adversários diretos.
O primeiro período ficou marcado pela pobre eficiência nos triplos tentados (um acerto em 15 tentados), com o placar muito equilibrado. Terins marcou de longa distância e deu a vantagem encarnada na ida para os balneários (35-38), numa altura em que o poderoso poste leonino, Nick Ward, ia deixando a sua marca com dez ressaltos conquistados.
Anthony Barber, base dos leões, pegou na batuta e colocou a equipa da casa na frente logo que começou a segunda parte, mas as águias não deixavam fugir o resultado. Os cinco minutos finais foram de emoção pura, com o benfiquista Broussard a comandar os colegas e Betinho Gomes a ser o marcador de pontos, aproximando-se do adversário a três minutos de acabar a partida (72-71).
Nos instantes finais, o Benfica aumentou a pressão, mas não conseguiam passar para a frente do encontro. A 23 segundos do finais Ben Romdhane marcou um de dois lances livres, após falta ostensiva dos leões, e ficou com a posse de bola para empatar o encontro a 76 pontos. A formação de Alvalade pediu um desconto de tempo e foi o caos total. Diogo Ventura perdeu a bola com Romdhane a falhar a bandeja no cesto, levando o encontro a prolongamento.
Jogaram-se mais cinco minutos, que começaram com mais dois triplos de Betinho Gomes. Nick Ward remou contra a maré com um desarme de lançamento e marcando os seis pontos seguintes, aproximando-se novamente no marcador (83-83). Broussard concretizou um lançamento de elevada dificuldade e Bailey tornou a empatar. A três segundos do final, Drechsel garantiu a vitória encarnada, por 85-87.