Bednarek: "Quero tentar colocar o F. C. Porto no local onde pertence, que é no topo"

O central polaco tem sido uma âncora defensiva dos azuis e brancos
Foto: Miguel Pereira
Bednarek, central do F. C. Porto, explicou, numa entrevista ao magazine da UEFA, o papel que tem no grupo de trabalho entre os mais jovens e mostrou-se feliz por estar nos azuis e brancos.
Jan Bednarek aterrou no Porto no mercado de verão e rapidamente se tornou uma imagem de liderança dentro do campo, sendo, inclusive, uma das peças chaves para os azuis e brancos manterem um registo defensivo quase que impermeável.
Em vésperas de novo duelo europeu, o internacional polaco explicou à magazine da UEFA como tèm sido estes primeiros tempos e falou sobre a missão.
"Quero tentar colocar o F. C. Porto no local onde pertence, que é no topo. Quando a equipa está num momento difícil e precisa de maior controlo, consigo avaliar a situação, ver o que está a acontecer e também apoiar os mais jovens. Temos uma equipa muito jovem. Penso que os jogadores jovens precisam de alguém que seja um exemplo para eles, que ofereça orientação nos momentos difíceis, alguém que os motive e os apoie", disse, antes de aprofundar um pouco mais sobre o novo desafio.
"Contribuo para a minha equipa mentalmente e em campo e é isso que espero de mim. Tudo isso é um enorme desafio, mas é empolgante. Perguntamo-nos como é que vai correr, mas é muito fixe e é ótimo que aos 29 anos tenha a oportunidade de jogar futebol europeu", atirou, deixando uma revelação.
"Quero aprender a falar português por respeito aos meus companheiros de equipa e estou determinado a fazê-lo pelas pessoas e pelo clube. Já conheço uma palavra muito importante, que é 'ganhar'. Não tenho medo de cometer erros e essa parte até é importante quando aprendes uma língua nova. Mesmo que às vezes possa dizer alguma palavra mal, a verdade é que estou a tentar quebrar esta barreira linguística dentro da equipa".
Por fim, o central deixou, ainda, uma pequena confissão: "Penso que o F.C. Porto estava destinado para mim e estou feliz por estar aqui", finalizou.

