O F. C. Porto garantiu, com toda a naturalidade, a presença na quarta eliminatória da Taça de Portugal, após vencer o Celoricense, do Campeonato de Portugal, por 4-0, com destaque para os três golos de Samu, lançado já durante a segunda parte. A equipa do quarto escalão deu luta enquanto teve pernas, mas acabou por dizer adeus, com honra, à prova rainha.
Corpo do artigo
Tal como havia garantido na antevisão, Francesco Farioli não fez poupanças e apresentou uma equipa inicial muito próxima do onze-tipo, com exceções na baliza - Cláudio Ramos substituiu Diogo Costa - e no centro do ataque, com Deniz Gul a ser titular em detrimento de Samu.
Os dragões não tiveram problemas em assumir o domínio territorial e só precisarem de três minutos para criar perigo, com um grande remate de Borja Sainz, que saiu ligeiramente ao lado. Aos nove, após canto de Gabri Veiga, Bednarek saltou mais alto que a defesa e o guarda-redes para se estrear a marcar com a camisola do F. C. Porto.
Com o jogo desbloqueado, era de esperar que o líder da Liga conseguisse vergar, por completo, o adversário do Campeonato de Portugal, do quarto escalão, mas não foi isso que se viu até ao intervalo. Alberto Costa falhou o segundo, após boa assistência de Borja, mas o Celoricense começou a ganhar confiança e animou os muitos adeptos que marcaram presença no Estádio Cidade de Barcelos.
Uma bela iniciativa de Matchu - grande jogo - permitiu o remate a Rentería, mas Cláudio Ramos estava atento. Pouco depois, o avançado lançou foi Diogo Miguel que assinou uma bela jogada individual e cruzou para o remate de primeira de Diogo Alves, salvo por um corte da defesa portista.
Francesco Farioli lançou William Gomes, Mora e Samu e, com a equipa de Celorico de Basto a quebrar fisicamente, o ponta de lança aproveitou para festejar um "hat-trick" em apenas 11 minutos.
Após um passe de Kiwior, que havia entrado no início da segunda parte, o internacional fez uma grande receção orientada e disparou cruzado para o 0-2. Pouco depois, um canto de Mora encontrou o desvio de cabeça de Bednarek e Samu, ao segundo poste, ampliou a vantagem portista.
Em grande destaque, o central polaco fez um passe magistral para William Gomes, cujo cruzamento ofereceu o terceiro golo para a conta pessoal do avançado azul e branco.
Com o feito alcançado em Barcelos, Samu desempatou com Toni Martínez e tornou-se no espanhol com mais golos (35) ao serviço do F. C. Porto.