Num momento particularmente difícil para a equipa principal do Benfica, e de perspetiva de renovação a médio prazo, há sinais de esperança com jogadores de valor "made in" Seixal para suprir algumas das lacunas bem evidentes nas águias, que as compras de circunstância não resolveram, tendo, em alguns casos, até agravado o problema.
Corpo do artigo
Médios, avançados e defesas estão na calha como reserva para uma renovação gradual do plantel, ao longo dos próximos anos. O setor intermediário será, à partida, privilegiado e com mais recursos, bem como a frente ofensiva. As soluções para a defesa e baliza parecem ser mais escassas, embora sempre num universo com amplitude para validar recursos com o selo da formação e ultrapassar dúvidas na formação principal das águias.
Sub-19
Martim Neto
Idade: 19 anos
Posição: Médio
Jogos: 25
Golos: 4
Natural de Viana do Castelo, Martim Neto, filho de Rui Neto, treinador do Óquei de Barcelos, deu os primeiros passos numa escola da Academia do Sporting na terra natal. Chegou ao Seixal com 12 anos, em 2015, e percorreu todos os patamares até se fixar na equipa B, apesar de ter idade de sub-19. Campeão nacional de sub-17, escalão pelo qual é internacional, e sub-19, é um médio inteligente e dotado de capacidade organizativa, além de visão de jogo e remate potente.
Hugo Félix
Idade: 17 anos
Posição: Médio
Jogos: 21
Golos: 13
Começou no "Pestinhas" e passou, tal como o irmão, João Félix (Atlético Madrid), pelas escolas do F. C. Porto antes de chegar ao Benfica, em 2016 (sub-13). Médio ofensivo, cerebral e tecnicamente evoluído, destaca-se como desequilibrador nos duelos. Preciso nas assistências, pode jogar atrás do avançado e tem enorme facilidade em marcar golos - faturou 50 tentos nas últimas quatro épocas. Apesar de ter 17 anos, alinha nos sub-19 e apresenta passagens pelos sub-23.
João Neves
Idade: 17 anos
Posição: Médio
Jogos: 20
Golos: 5
Médio ofensivo, polivalente e versátil. Forte no transporte da bola, exibe uma técnica apurada e ficou na retina, há pouco tempo, devido a um golo acrobático no último dérbi com o Sporting, com o vídeo da ação a tornar-se viral. Natural de Tavira, realizou todo o percurso da formação no Benfica, onde entrou em 2017, e com apenas 17 anos já viveu a experiência dos sub-23, embora esteja habitualmente nos sub-19. É internacional pelas seleções de sub-15 e sub-19.
Franculino Djú
Idade: 17 anos
Posição: Ponta de lança
Jogos: 18
Golos: 18
Nascido na Guiné Bissau, Franculino Djú chegou a Portugal e viveu uma breve passagem pelo Olivais e Moscavide antes de rumar aos encarnados. Forte fisicamente e no jogo de cabeça, revela sentido de baliza e veia goleadora. Nas últimas duas épocas assinou 27 tentos. Foi o melhor marcador da zona Sul do último campeonato nacional de sub-19, com 18 golos. Tem uma média de concretização superior a um golo por jogo. Integrou a equipa das águias na Youth League.
Ricardo Marques
Idade: 17 anos
Posição: Extremo direito
Jogos: 19
Golos: 10
Um extremo direito à antiga, que também pode alinhar no flanco oposto. Forte no um contra um, evidencia velocidade a romper e a desequilibrar a defesa contrária. Natural do Funchal, fez o percurso completo nas águias, onde entrou ainda nas escolas. Progrediu em todos os escalões e alinha preferencialmente nos sub-19, embora já tenha subido aos sub-23. Há quem o veja como um potencial Vítor Paneira, mas mais veloz. É internacional sub-15, sub-16 e sub-19.
João Veloso
Idade: 16 anos
Posição: Médio centro
Jogos: 18
Golos: 3
Foi em Albufeira, no Algarve, que João Veloso iniciou a aventura futebolística, mas é o Benfica que representa desde os 12 anos. É um médio centro não muito rápido, mas competente no drible curto e na organização do jogo. Estratega com apetência para esconder a bola e detentor de um remate potente de fora da área. Com apenas 16 anos, encontra-se perfeitamente familiarizado com a equipa de sub-19. Internacional pelas seleções nacionais de sub-16 e sub-17.
Sub-17
Ivan Lima
Idade: 17 anos
Posição: Avançado / extremo
Jogos: 13
Golos: 5
A cumprir a 11.ª época nas águias - o único clube que representou -, fixou-se na equipa de sub-17, escalão pelo qual é internacional. Habituado na génese a explorar a zona central do terreno, melhorou progressivamente quando passou a descair para o flanco esquerdo. Destro, impressiona por assumir e sobressair nos momentos mais difíceis, nos quais revela uma "fibra" e uma liderança pouco habituais para a idade. No início de 2022, assinou contrato profissional com clube.
Henrique Sá
Idade: 16 anos
Posição: Defesa central
Jogos: 15
Golos: 1
Defesa central com boa estampa física (1,86 metros), líder, bom comunicador e seguro na marcação. Mostra velocidade, jogo de cabeça e move-se com elegância em campo. Este conjunto de atributos concede-lhe potencial, embora com as reservas naturais face à idade (16 anos), para se destacar num futuro próximo. Cumpre a nona época no clube, ao qual chegou vindo do SL Cartaxo, e já assinou vínculo profissional. É capitão da equipa de juvenis (sub-17).